Situações de bullying no contexto universitário: percepções de estudantes de um curso de fonoaudiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i5e-200121

Palavras-chave:

Bullying, Estudantes, Universidades, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: O bullying corresponde a situações de agressões verbais e físicas que ocorrem de maneira intencional e repetitiva contra um indivíduo em desvantagem de poder, causando inúmeros problemas e sequelas durante toda a vida. Pode se manifestar em diferentes ambientes, dentre eles, no contexto universitário. Objetivo: Identificar a percepção de graduandos do curso de Fonoaudiologia sobre o bullying. Método: Estudo descritivo-exploratório, no qual participantes  foram abordados através de questionário semi-estruturado. Os dados foram analisados quali-quantitativamente, através de análise de conteúdo (questões abertas) e frequência simples (questões fechadas). Resultados: Dentre os 94 respondentes, 59 (62,7%) identificaram situações de bullying na graduação: na relação veterano-calouro (20); motivada por características pessoais (20); por orientação sexual/gênero (13); na relação professor-aluno (09); motivada por desempenho acadêmico (08); classe social (07) e etnia (05). Em relação ao desempenho acadêmico, 91 (96,8%) consideraram que a vítima têm prejuízo em seu desempenho acadêmico: provoca sofrimento psíquico e desgaste emocional (36), desmotivação e desinteresse pela faculdade (25), isolamento social e repressão da expressão (13); afeta o bem-estar geral (10) e desempenho no cotidiano (04). Conclusão: Os estudantes reconhecem a ocorrência do fenômeno no contexto da graduação e concordam que tais situações afetam o processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-10-27

Edição

Seção

Artigos Originais/Originals Articles

Como Citar

Alpes, M. F., Santos, J. H. F. dos, & Panúncio-Pinto, M. P. (2023). Situações de bullying no contexto universitário: percepções de estudantes de um curso de fonoaudiologia . Revista De Medicina, 102(5), e-200121. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i5e-200121