História e diálogo entre culturas: contributos da teoria de Jörn Rüsen para a orientação temporal dos jovens

Autores

  • Isabel Barca CIED, Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2017.130744

Palavras-chave:

Rüsen e Educação histórica, Narrativas de jovens, Consciência histórica de jovens portugueses.

Resumo

O artigo discute os contributos da teoria da consciência histórica de Rüsen na pesquisa em educação histórica desenvolvida em Portugal. Analisa convergências epistemológicas entre essas duas abordagens e destaca a relevância da ideia de consciência histórica Ruseniana no processo de aprender a pensar historicamente. Neste sentido, apresenta exemplos de pesquisa empírica sobre narrativas de jovens portugueses em História e reflete sobre possibilidades investigativas e didáticas tendo em mente a construção do pensamento histórico dos jovens e a sua orientação temporal. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Margaret Donaldson, Childrens’s mind (Londres: Fontana, 1978).

Peter Lee, “Why Learn History?”. In: Learning History, eds. Alaric Dickinson, Peter Lee e Peter Rogers (London, Heinemann Educational Books, 1984).

Raymond Martin, The Past Within Us (Princeton: Princeton University Press, 1989).

David Lowental, The Past is a Foreighn Country (Cambridge: Cambridge University Press, 1985).

Jörn Rüsen, “The development of narrative competence in historical learning: an ontogenetic hypothesis concerning moral consciousness”. In: Studies in metahistory, ed. P. Duvenage (Pretoria, Human Sciences Research Council, 1993).

Projecto Consciência Histórica –Teoria e Práticas (I e II) (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal, 2003-2011).

Isabel Barca e Olga Magalhães, “O Passado e o Presente: um estudo no âmbito do Projecto Consciência Histórica – Teoria e Práticas”, O Estudo da História, [vol.] 5 (2004) (66-75).

Marília Gago, “Concepções de Professores sobre narrativa histórica” (Tese de doutorado, Universidade do Minho, 2007).

Maria Auxiliadora Schmidt, “Perspectivas da consciência histórica e da aprendizagem em narrativas de jovens brasileiros”, Revista Tempos Históricos, [vol.] 12, 1 (2008) (81-96).

Júlia Castro, “Diálogo e conflito – pensamento histórico e ideias de interculturalidade de jovens portugueses. In: Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica, orgs. M. Auxiliadora Schmidt e Isabel Barca (Ijuí: Unijuí, 2009).

Isabel Barca, “Identities and History: Portuguese students’ accounts”, International Journal of Historical Learning, Teaching and Research, [vol.] 8,1 (2009) (19-27).

Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt, “La consciencia histórica de los jóvenes brasileños y portugueses y su relación con la creación de identidades nacionales”, Educatio siglo XXI, [vol.] 31, 1 (2013) (25-45).

Anselm Strauss e Juliet Corbin, Basics of qualitative research. Grounded Theory. Procedures and techniques (Newbury Park: Sage, 1991).

Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Estêvão Rezende Martins, Jörn Rüsen e o ensino de História (Curitiba-PR: Editora UFPR, 2010).

Estêvão Rezende Martins, “Humanismo: a utopia necessária e sua historicidade”. In: Jörn Rüsen e o ensino de História”, orgs. Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Estêvão Rezende Martins (Curitiba PR: Editora UFPR, 2010).

Maria Auxiliadora Schmidt e Lucas Pydd Nechi, Brazilian Investigation in history education (Curitiba: W. A. Editores, 2016).

Graça Sanches, “Ideias dos alunos acerca da significância da História Contemporânea: un estudo com alunos do ensino secundário em Cabo Verde” (Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, 2008).

Isabel Barca, “History and temporal orientation: The views of Portuguese-speaking students”. In: Joined-up history: New Directions in History Education Research, eds. Arthur Chapman e Arie Wilschut (Charlotte, NC: Information Age, 2015).

Angelina Aguiares, “Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de aula oficina” (Tese de doutorado, Universidade do Minho, 2017).

Jörn Rüsen, Razão Histórica. Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica (Brasília: UniB, 2001).

Jörn Rüsen, “Historical Consciousness: Narrative Structure, Moral Function and Ontogenetic Development”. In Theorizing Historical Consciousness, ed. Peter Seixas (Toronto: University of Toronto Press, 2004).

Peter Lee, “Putting principles into practice: understanding history”. In: How Students Learn, eds. Susanne Donovan e John Bransford (Washington, DC: The National Academies Press, 2005).

Isabel Barca, “A aula oficina em História: do projecto à avaliação”. In: Para uma Educação Histórica de qualidade, org. Isabel Barca (Braga: CIEd, Universidade do Minho, 2004).

Jörn Rüsen, “Humanismo intercultural: ideia e realidade”. In: Humanismo e Didática da História: Jörn Rüsen (Curitiba PR: W.A. editores, 2015).

Jörn Rüsen, Time & History. The variety of cultures (Oxford: Berghahn Books, 2007).

James Wertsch, Voices of Collective Remembering (Cambridge: Cambridge University Press, 2002).

Peter Lee,“Walking backwards into tomorrow”: Historical consciousness and understanding history” (Centre for the Study of Historical Consciousness, University of British Columbia, Vancouver, www.cshc.ubc.ca).

Denis Shemilt, “The Caliph’s Coin: The currency of Narrative Frameworks in History Teaching”. In: Knowing Teaching & Learning History: National and International Perspectives, eds. Peter Stearns, Peter Seixas e Samuel Wineburg (New York: New York University Press, 2000).

Rosalyn Ashby, Peter Lee e Denis Shemilt, “Putting Principles into Practice: Teaching and Planning”. In: How students learn: history in the classroom, eds. M. S. Donavan e J. Bransford (Washington, DC: The National Academies Press, 2005).

Arthur Chapman & Arie Wilschut, Joined-up history: New Directions in History Education Research (Charlotte, NC: Information Age, 2015).

José Sobral e Jorge Vala, “Atitudes Sociais dos Portugueses (ISSP - International Social Survey Programme)” (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2007).

Maria Auxiliadora Schmidt, “Hipóteses ontogenéticas relativas à consciência moral: possibilidades da consciência histórica de jovens brasileiros”, Educar em Revista, Dossiê: História, epistemologia e ensino: desafios de um diálogo em tempos de incertezas (2011).

Downloads

Publicado

2017-11-27

Como Citar

História e diálogo entre culturas: contributos da teoria de Jörn Rüsen para a orientação temporal dos jovens. (2017). Intelligere, 3(2), 77-89. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2017.130744