Ernst Cassirer, Alemanha e Europa Ocidental no espelho da história intelectual

apresentação e tradução

  • Serzenando Alves Vieira Neto Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Palavras-chave: Ernst Cassirer, História intelectual, História europeia

Resumo

A contribuição de Cassirer à compreensão do pensamento político na Europa moderna constitui parte importante de seu legado. “Alemanha e Europa Ocidental no espelho da história intelectual” faz parte dessa dimensão de sua obra, a qual revela um intelectual sensível aos acontecimentos e transformações contemporâneas. Aqui, investiga-se a evolução das ideias a fim de determinar a singularidade das culturas nacionais, sustentando, ao mesmo tempo, a tese de uma efetiva unidade entre elas. Esse não é apenas um texto relevante dentro da produção de Cassirer, mas também um rico documento histórico, uma defesa sucinta, porém contumaz, da ideia de unidade europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serzenando Alves Vieira Neto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho. Tem se dedicado à história intelectual e historiografia da arte de língua alemã, especialmente do período que vai do inicío do segundo Reich aos anos da República de Weimar, com enfoque em autores como Aby Warburg e Ernst Cassirer.

Publicado
2019-09-11
Como Citar
Vieira Neto, S. (2019). Ernst Cassirer, Alemanha e Europa Ocidental no espelho da história intelectual. Intelligere, (7), 22. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.149139
Edição
Seção
Artigos