Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos

apresentação de um manuscrito para canto e violão

Autores

  • Humberto Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.162100

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Canção do Poeta do Séc. XVIII, Canto e violão

Resumo

Entre as décadas de 1940 e 1950, Villa-Lobos concebeu três diferentes versões para Canção do Poeta do Século XVIII: canto e piano (1948), canto e orquestra (1959) e canto e violão (1953). Esta última estava dada como obra “não localizada” nas últimas duas edições do catálogo de obras do compositor publicado pelo Museu Villa-Lobos (1989; 2009). Com anotações do próprio Villa-Lobos na partitura, o artigo apresenta uma cópia manuscrita de Arminda Neves de Almeida (Mindinha), segunda esposa do compositor, com a indicação expressa de que se trata da “adaptação para canto e guitarra” feita “pelo autor”. Não obstante apresentar o documento, o texto objetiva realizar uma breve genealogia das três versões, suscitando manuscritos autógrafos, dedicatórias, estreias, programas, primeiras gravações, matérias de jornais e outras informações, além de explicitar os caminhos que levaram a transcrição para voz e violão ao extravio. Confrontada com os resultados disponíveis na bibliografia dedicada ao tema, a metodologia consistiu em levantamento e análise documental, resultando na reapresentação de uma versão tida como perdida há mais de três décadas.

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Biografia do Autor

  • Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical (Violão, Música Popular Brasileira/Arranjo e Licenciatura). Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a receber bolsa integral da Fonds de Dotation Porosus para cursar o II Máster de Violão Clássico da Universidade de Alicante (ESP). Aos 27 anos, ingressou no corpo docente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona desde 2007. Publicou 02 livros pela Academia Brasileira de Música: Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último esgotado e considerado pela crítica "a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil" (Revista Violão Pro, 2009), "um estudo minucioso" (Revista Concerto, 2010) e "leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento" (Jornal da AV-Rio, 2010). Sua discografia inclui 01 Documentário-Musical (Céus de Rondônia/ FUNARTE-2012) e 01 DVD (Tacuchian por Humberto Amorim/ ABM-2015). Recebeu 07 premiações em concursos instrumentais e, dentre os editais nos quais foi laureado, destacam-se a Bolsa Interações Estéticas 2012 (FUNARTE) e a Bolsa de Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R 2015/FBN).

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: apresentação de um manuscrito para canto e violão. (2019). Revista Música, 19(2), 116-144. https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.162100