The Importance of self-efficacy in the resilience of elderly choir singers during the pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212249

Keywords:

Elderly, Elderly, Choral Singing, Education, Digital Technologies, Lifelong Learning., Choral Singing, Education, Digital Technologies, Lifelong Learning

Abstract

This study aims to analyze how the reports on the sources of self-efficacy of elderly people help explain the general self-efficacy and associated factors observed in practitioners of choral singing in a remote model during the Covid-19 pandemic. Conducted during 2021 and 2022, this research lasted 1 year and 5 months and used the mixed sequential methodology, integrating quantitative and qualitative results. The instruments used were: Telephone interview for assessment of cognitive status (TICS-M), Sociodemographic and Socioeconomic Questionnaires of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP), General Perceived Self-efficacy Scale (EAGP) and a semi-structured interview. The quantitative study had a sample of 140 elderly people, members of 60 corals, in 7 states of the country, who were in action during the pandemic. In the qualitative study, individual interviews were conducted with 12 choral singers who participated in the quantitative sample. The results indicated that the sources of self-efficacy confirmed the high levels of general self-efficacy of the sample. The high general self-efficacy of the sample shows a motivated group capable of performing activities and musical challenges, even for the first time acting in a remote model. The sources of self-efficacy pointed to the domains of direct experience and physiological and emotional indicators as the most strengthening resilience of the elderly singers during the pandemic, within the domain of vicarious experience was the most weakening.

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Author Biographies

  • Crismarie Casper Hackenberg, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR na linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na área de Cognição Social. Pós-graduação em Neurociência Aplicada na Aprendizagem (UFRJ), MBA em Psicologia Positiva e Qualidade de Vida (UCAM). Formado em Pedagogia (UNESA) e Educação Artística (Música) pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-RJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH/UFPR) e Membro do Grupo de Pesquisa NUPECS - Centro de Pesquisa em Cognição Social e Saúde (UCP). Membro da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM). Atuou como cantora profissional e arranjadora do grupo vocal BR6 (2000-2014). 

  • Sheila Maria Ogasavara Beggiato, Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR na linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Graduado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná, atual UNESPAR (1988). Formação em Psicodrama Pedagógico pela Sociedade Paranaense de Psicodrama. Professor e Supervisor do Curso de Bacharelado em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II. Membro e líder do grupo de pesquisa NEPIM - Centro de Estudos Interdisciplinares e Pesquisa em Musicoterapia (Cnpq). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Coordenador da União Brasileira das Associações de Musicoterapia - UBAM. Ex-presidente da Associação de Musicoterapia do Paraná. Foi editor-chefe da Revista Brasileira de Musicoterapia, vinculada à União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM).

  • Taís Glauce Fernandes de Lima Pastre, Centro Universitário do Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR na linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Educação Física Grau Completo. Atuou como coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário Unibrasil por 10 anos. Já atuava nas áreas de Educação Física Escolar e Esporte em Curitiba em escolas estaduais e particulares, cito o Colégio Positivo há mais de 10 anos. Atualmente professora universitária do Centro Universitário do Brasil - UNIBRASIL e coordenadora do Projeto Social Instituto Futebol de Rua, a ONG está presente em todo o Brasil e atualmente é a melhor ONG do país (2020)

     

  • Gilson Brun, Faculdade UNINA

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR na linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestre em Educação Física pela UFSC. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1989). Professor Tutor, Faculdade UNINA Curitiba-Pr. Técnico de Voleibol Nível 3 CBV. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, ensino, currículos, saúde, qualidade de vida, educação física, treinamento esportivo e fisiologia do exercício.

  • Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

    Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp/SP. Área de concentração - Ciências Pedagógicas da Educação Física. Na Linha de Educação e Pedagogia do Esporte sob a Orientação do Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes. Professor Associado do Departamento de Educação Física - UFPR, onde leciona as Disciplinas: Pedagogia do Esporte e Basquete na Graduação. Estágio de pós-doutorado em Ciências Pedagógicas de Educação Física e Esporte pelo Instituto de Cultura Física de Moscou/ Rússia. Professor e Coordenador de Programas de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação na linha de Aprendizagem da Cognição e Desenvolvimento Humano - PPGE (UFPR). Ministra das disciplinas - Seminário de Doutorado em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - Tópicos especiais em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento do ponto de vista de Gardner e Bronfrenbrenner e Movimento Humano e Envelhecimento no Mestrado/Doutorado em PPGE da UFPR. Líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia Esportiva (CEPEPE) - UFPR.

  • Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná

    Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestre em educação física com pesquisa em processo de ensino-aprendizagem para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II. Ensina as disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Consciência Corporal; Metodologia de Pesquisa e Redação de Artigo Científico. Guia de Iniciação Científica da UNESPAR, com apoio do Cnpq e da Fundação Araucária. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (UFPR), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com o projeto Educação, Cognição e Qualidade de Vida no Envelhecimento Humano. Ministro da Educação Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento: Movimento Humano e Envelhecimento. Professor do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) da UNESPAR, na linha Música, Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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Published

2023-09-01

Issue

Section

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

How to Cite

The Importance of self-efficacy in the resilience of elderly choir singers during the pandemic . (2023). Revista Música, 23(1), 163-201. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212249