Avaliação de dois testes de flexibilidade em idosos do sexo feminino - método fotográfico

Autores

  • Lie Nonaka Sem registro de afiliação
  • Fatima Aparecida Caromano Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Felipe Augusto dos Santos Mendes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1999.224495

Palavras-chave:

Idoso, Mulheres, Fisioterapia, métodos

Resumo

O teste do 3o dedo ao chão, onde o participante, a partir da posição da bipedestação realiza a flexão anterior do tronco, sem fletir os joelhos ou deslocar a pelve posteriormente, levando as mãos em direção ao chão, fornece indicações sobre a flexibilidade da cadeia muscular posterior, sendo utilizado como parâmetro de evolução para os tratamentos propostos. Este quando realizado pelo método fotográfico, propicia uma avaliação com dados mensuráveis e qualitativos sobre a performance do teste. Com o objetivo de analisar o teste do 3o dedo ao chão modificado na posição sentada e em pé, através do método fotográfico, estes foram realizados com 42 sujeitos idosos do sexo feminino com idade entre 62 e 72 anos. Selecionou-se esta faixa etária em função das mudanças funcionais decorrentes das alterações fisiológicas do envelhecimento. Foram realizadas duas fotografias por sujeito realizando o teste a partir da posição em pé e sentado. A medida punho-chão foi coletada através da fotografia a partir de referências anatômicas marcadas no corpo dos participantes. Para a análise postural durante a realização do teste considerou-se as duas posições. A partir de um primeiro estudo os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro apresentou a distância punho-chão na postura sentada que a em pé; o segundo, distância punho-chão em pé menor que a sentado e no terceiro as medidas não eram significativamente diferentes. Através das fotografias verificou-se que as diferenças nas distâncias punho-chão, foram decorrentes das alterações na amplitude de movimento da flexão de quadril, lordose lombar e cervical. O teste em pé forneceu maior número de informações sobre a flexibilidade da cadeia muscular posterior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lie Nonaka, Sem registro de afiliação

    Fisioterapeuta, ex-aluna do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP.

  • Fatima Aparecida Caromano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Profa. Dra. do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Felipe Augusto dos Santos Mendes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Fisioterapeuta. Professor colaborador do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Referências

.

Downloads

Publicado

1999-12-10

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Nonaka, L., Caromano, F. A., & Mendes, F. A. dos S. (1999). Avaliação de dois testes de flexibilidade em idosos do sexo feminino - método fotográfico. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 10(2-3), 75-80. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1999.224495