Reabilitação baseada na comunidade - discutindo estratégias de ação no contexto sociocultural

Autores

  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Marta Carvalho de Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maria Cristina Tissi Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Luciana Hernandez Castro Sem registro de afiliação
  • Simone Formagio Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1999.224580

Palavras-chave:

Reabilitação, tendências, Participação comunitária, Serviços de saúde comunitária, Política de saúde, tendências, Terapia ocupacional, tendências

Resumo

Trata-se de apresentar a Reabilitação Baseada na Comunidade - RBC como temática interligada ao desenvolvimento de ações multisetoriais (saúde, educação, trabalho e ação social) desenvolvidas com participação comunitária. Para facilitar o acesso das pessoas com deficiências aos serviços de reabilitação os organismos internacionais de saúde e reabilitação propuseram a RBC como uma das estratégias de ampliação de cobertura assistencial, a partir da gestão de recursos locais, principalmente para os países do terceiro mundo. A luz dessa proposição são discutidos os pressupostos para a implantação de ações de reabilitação com participação comunitária a partir de experiência em curso no município de São Paulo - Brasil. Neste caso existe a ênfase no trabalho territorial com mobilização da população local, incluindo as pessoas com deficiência. Ao mudar o "lugar" das ações de reabilitação os profissionais estarão diante de outro sujeito, agora integrado ao contexto sociocultural. Os profissionais revendo e estabelecendo novos instrumentos/ olhares para decodificar os níveis de pertencimento da pessoa com deficiência constróem uma visão diferenciada do sujeito, transferem parte de seu saber sobre o campo, simplificando-o, tornando-o público, democratizado. A experiência em curso conta com participação de terapeutas ocupacionais (profissionais e alunos de graduação), de representantes de equipamentos sociais (Escola, Creche e Unidade de Saúde) de pastorais ligadas à Igreja Católica, do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da região, de familiares e pessoas com deficiências e voluntários. O projeto se desenvolve a partir de um grupo gestor e de reuniões plenárias de planejamento e avaliação. São acompanhadas pessoas com deficiências e população em geral em atividades de geração de renda para adultos, grupo de convivência e de atividades sócioculturais e de discussão local das necessidades da pessoa com deficiência e da população em geral em determinado contexto spciocultural. Este seria um modo de conhecer o contexto sociocultural, localizar sujeitos e saberes sobre aquele grupo e problemática, mais complexo que ampliar a cobertura assistencial ou criar serviços e ações de reabilitação a baixo custo. E contribuir para a produção do processo de emancipação e autonomia das pessoas com deficiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Corrêa Oliver, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Doutora em Saúde Pública e docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, coordenadora do Projeto de Reabilitação Baseada na Comunidade do Jardim D'Abril e do Lago.

  • Marta Carvalho de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Mestre em Psicologia Social e Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Maria Cristina Tissi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Mestre em Psicologia Social e Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Luciana Hernandez Castro, Sem registro de afiliação

    Mestre em Saúde Coletiva e Terapeuta Ocupacional colaboradora do Projeto Reabilitação Baseada na Comunidade do Jardim D'Abril e do Lago.

  • Simone Formagio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Aluna de Graduação em Terapia Ocupacional da USP. Colaboradora do Projeto Reabilitação Baseada na Comunidade do Jardim D'Abril e do Lago.

Referências

.

Downloads

Publicado

1999-06-10

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliver, F. C., Almeida, M. C. de, Tissi, M. C., Castro, L. H., & Formagio, S. (1999). Reabilitação baseada na comunidade - discutindo estratégias de ação no contexto sociocultural. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 10(1), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1999.224580