Problemas de saúde mental em escolares e seus responsáveis: um estudo de prevalência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p1-10Palavras-chave:
saúde mental, saúde mental infantil, fatores de riscoResumo
O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência de problemas de saúde mental em estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental e dos seus responsáveis e investigar
possíveis relações existentes entre a saúde mental das crianças e a saúde mental de seus responsáveis. Foram participantes, 321 responsáveis por estudantes da rede municipal de ensino do município de São Carlos. Os instrumentos de medida utilizados foram: Questionário de Capacidades e Dificuldades, para a avaliação da saúde mental das crianças e Mini International Neuropsychiatric Interview, para avaliar a presença de problemas de saúde mental nos responsáveis. Para a análise, aplicou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Verifi cou-se que 43% das crianças apresentaram escores clínicos no SDQ e 63% dos
responsáveis apresentaram pelo menos um transtorno mental. Os resultados também indicaram que a pontuação da criança no SDQ foi signifi cativamente maior quando o responsável apresentava algum transtorno mental Aponta-se que a vivência de problemas de saúde mental pelos responsáveis é um fator de risco para a saúde mental infantil e indica-se a necessidade de políticas públicas que considerem essa realidade e implementem ações de prevenção e promoção da saúde mental de crianças e adultos.