A influência do familiar na aquisição de habilidades funcionais da criança com defi ciência visual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p36-42Palavras-chave:
Pessoas com deficiência visual, Família, Desenvolvimento infantil, CriançaResumo
A família exerce papel fundamental no desenvolvimento da criança com defi ciência visual e para que ocorram cuidados adequados é preciso que sejam feitas intervenções nesse núcleo.
Este estudo se propõe a identificar a influência do familiar na aquisição de habilidades funcionais da criança com visão subnormal. Estudo quantitativo de caráter transversal, que utilizou o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade para coleta de dados. Foi aplicado o questionário com o cuidador e o julgamento clínico com dois profissionais envolvidos no atendimento à criança. O sujeito de pesquisa tinha cinco anos e diagnóstico de toxoplasmose congênita. Como resultado, obteve-se diferença entre as respostas dos profi ssionais e do familiar, evidenciando que o ambiente favorece ou inibe as ações realizadas pela criança. A influência do familiar sobre o fi lho mostrou-se limitadora nas situações de autocuidado, mobilidade e função social. A superproteção familiar pode resultar em dependência e
falta de autonomia da criança, desinteresse em suas atividades, interferências em seu desenvolvimento emocional e social, além de conseqüências à sua estimulação e utilização da visão funcional.