Gênero e sexualidade no currículo dos cursos de graduação em saúde coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Saúde coletiva, Currículo

Resumo

A graduação em saúde coletiva (GSC) é recente no país e tem buscado construir sua identidade. Gênero e sexualidade interferem nas condições de saúde, devendo ser contemplados na formação dos(as) sanitaristas. Assim, buscou-se analisar neste estudo a inserção das questões de gênero e sexualidade no currículo da GSC no Brasil. Por meio da análise de conteúdo das fichas de disciplina de quase todos os cursos, observou-se que: as principais categorias de objetivos e conteúdo programático apontaram o tratamento das temáticas de forma interseccional; as metodologias de ensino e avaliação privilegiaram a participação do(a) aluno(a), sua autonomia e reflexividade; e nas referências, destacam-se os estudos em saúde da mulher. Conclui-se que, apesar do espaço já conquistado, é necessário ampliar o debate, principalmente em relação à sexualidade humana e à saúde do homem, temas que têm ficado à margem do currículo.

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Publicado

2024-05-10

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Silva, J. M. N., & Rasera, E. F. (2024). Gênero e sexualidade no currículo dos cursos de graduação em saúde coletiva. Saúde E Sociedade, 33(1), e220037pt. https://doi.org/10.1590/