Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.103443Palabras clave:
O Palhaço, figurino, enquadramento, direção de arte, cinema sul-americano.Resumen
Neste artigo, analisaremos alguns aspectos artísticos que compõe a mise-en-scène do filme O Palhaço, sobretudo o figurino e o enquadramento dos personagens, de modo a compreender de que modo estes elementos colaboram na composição visual de uma narrativa nostálgica, que tem lugar num tempo histórico impreciso e comprimido pela paisagem montanhosa de Minas Gerais. Tendo em vista a recepção de crítica e público que o filme recebeu, é importante compreendermos a importância dos elementos plásticos na elaboração de uma bem sucedida obra sul-americana que dialoga com o cinema contemporâneo internacional.
Descargas
Referencias
Referências bibliográficas
BORDWELL, D; Thompson, K. A arte do cinema: uma introdução. Campinas; São Paulo: Editora da UNICAMP : Editora da USP, 2013.
BURCH, N. Práxis do cinema, São Paulo: Perspectiva,1992.
COOK, P. Screening the past: memory and nostalgia in cinema. London; New York: Routledge, 2005.
FEOLE, I. Wes Anderson: Genitori, figli e altri animali, Milano: Bietti, 2014 (edição kindle).
MERTEN, L. C. “3ª via”. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 25 dez. 2011, p. 64.
METZ, C. A significação no cinema, São Paulo: Perspectiva, 1980.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Editora Moraes, 1970.
ORICCHIO, L. Z. “A emoção do circo”. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 11 jul. 2011, p. 7.
RODRIGUES, F. J. Do figurino cênico ao figurino de moda: a modernização do figurino nas telenovelas brasileiras (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, 2009.
SORLIN, P. Sociologie du cinema: ouverture pour l' histoire de demain. Paris: Aubier Montaigne, 1977.
Referências filmográficas
A FESTA da menina morta. Matheus Nachtergaele, Brasil, 2008.
BUDAPESTE. Walter Carvalho, Brasil, 2009.
FA yeung nin wa (Amor à flor da pele). Kar Wai Wong, Hong Kong/China, 2000.
FAR from heaven (Longe do paraíso). Todd Haynes, EUA, 2002.
FELIZ Natal. Selton Mello, Brasil, 2008.
MOONRISE Kingdom. Wes Anderson, EUA, 2012.
O PALHAÇO. Selton Mello, Brasil, 2011.
THE GRAND Budapeste Hotel (O Grande Hotel Budapeste). Wes Anderson, EUA/Alemanha/Reino Unido, 2014.
ZUZU Angel. Sérgio Rezende, Brasil, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Marina Soler Jorge
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.