Arlindo Machado: Cine Científico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.189813Palabras clave:
Cinema científico, Pré-cinemas, Invenção, Imagens médicas, AstronomiaResumen
Arlindo Machado hizo películas y escribió sobre un tipo de cine poco debatido en el campo llamado “cine científico”. El artículo discute sus ideas sobre el tema, articulando conceptos e historiografía sobre los orígenes del cine a partir de su tesis sobre la relación entre pre-cine y post-cine. La invisibilidad del cine científico, las máquinas pre-cinematográficas y su relación con la ciencia, los casos brasileños del cine científico, además de la estética y la ética del atractivo realismo de las imágenes médicas se repensan a través de las palabras y obras de Machado.
Descargas
Referencias
“MICROBES caught in action. Moving pictures of them a great aid in medical research”. Nova Iorque, 31 out. 1909. Disponível em: https://nyti.ms/32KgW7I. Acesso em: 2 mai. 2021.
ALMEIDA, J.; SILVA, C. I.; SUPPIA, A.; STALBAUM, B. “Passages on Brazilian scientific cinema”. Public Understanding of Science, London, v. 26, n. 5, p. 579-595.
ANDROUTSOS, G.; DIAMANTIS, A.; VLADIMIROS, L. “The great surgeon Eugène Doyeb (1858-1916) and his disputable treatments of cancer”. Journal of BUON, [s. l.], v. 13, p. 445-453, 2008.
BAPTISTA, T. “Il faut voir le maître: a recent restoration of surgical films by E. L. Doyen (1859-1916)”. Journal of Film Preservation, Brussels, v. 70, p. 42-50, 2005.
BAPTISTA, T. “Os filmes do Dr. Doyen”. À Pala de Walsh, [s. l.], 28 set. 2017. Disponível em: https://bit.ly/32ukYBA. Acesso em: 25 mai. 2021.
BAZIN, A. “Beauté du hazard”. L’Ecran français, Paris, v. 121, p. 144-147, 1947.
BERTEME, C.; DAHLEN N. “Back to the future: early cinema and late economy of attention. An interim report about the crazy cinematógraphe”. In: LOIPERDINGER, M. (org.). Early cinema today: the art of programming and live performance. New Barnet: John Libbey, 2012. p. 79-106.
BRAILE, D. M; GODOY M. F. História da cirurgia cardíaca no mundo. Revista Brasileira de Cirurgia Vascular, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 125-134, 2012.
DUARTE, B. J. “O filme científico”. Revista Filme Cultura, Rio de Janeiro, v. 14, p. 34-39, 1970.
EPSTEIN, S. “The way they move”. Los Angeles Review of Books, Los Angeles, 25 dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3qypK8Z. Acesso em: 15 mai. 2021.
GOUYON, J.-B. “Science and film-making”. Public Understanding of Science, London, v. 25, p. 17-30, 2015.
GUNNING, T. “Introduction”. In: MANNONI, L. The great art of light and shadow: archaeology of the cinema. Exeter: University Exeter Press, 2000. p. xix-xxx.
LEFEBVRE, T. “Les ‘films-leçons’ du docteur Comandon”. Cinéma et science. Cinéma scientifique et médical, Alliage, v. 71, n. 1, p. 26-34, 2012.
MACHADO, A. “Kluge e a televisão”. In: ALMEIDA, J (org.). Alexander Kluge: o quinto ato. São Paulo, Cosac & Naify, 2007. p. 77-88.
MACHADO, A. “O cinema científico”. Significação, São Paulo, v. 41, n. 42, p. 15-29, 2014.
MACHADO, A. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MOURÃO, R. “The Brazilian contribution to the observation of the transit of Venus”. In: KURTZ, W. (org.). Transits of Venus (IAU C196): new views of the solar. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 154-160.
OLIVEIRA, B. J. “Cinema e imaginário científico”. História, Ciência, Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 133-150, 2006.
PAINLEVÉ, J. Jean Painlevé. Cinéma et recherche. Paris: Université de Paris, 1956.
SILVA, M. R. B. “Cinema científico: a construção de imagens da medicina na produção de Benedito Junqueira Duarte”. Revista de História, São Paulo, n. 179, a03019, 2020.
TOSI, V. Cinema before cinema: the origins of Scientific Cinematography. London: British Universities Film & Video Council, 2005.
Referências audiovisuais
CUBATÃO transfigurada. Arlindo Machado e Irene Machado, Brasil, 1981.
A INFLUÊNCIA do álcool nas atividades psicomotoras. Arlindo Machado, Brasil, 1978.
LE CINÉMA au service de la science (O cinema à serviço da ciência). Joseph Leclerc, França, 1945.
LES ORIGINES du cinéma scientifique (As origens do cinema científico).Virgílio Tosi, França, 1997.
MON ONCLE d’Amérique (Meu tio da América). Alain Resnais, França, 1980.
SISTEMAS dopaminérgicos cerebrais. Arlindo Machado, Brasil, 1979.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jane de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.