A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV

Autori

  • Renato Pucci Jr. Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597

Parole chiave:

Cinema, Televisão, Representação cultural, Pós-modernismo.

Abstract

O conceito de pós-modernismo, no sentido proposto por Linda Hutcheon, é utilizado no exame de filmes e minisséries nacionais, em especial Caramuru - a invenção do Brasil (Guel Arraes, 2001), produto híbrido de cinema e televisão. Tanto em aspectos estilísticos como ideológicos, tem-se como tema privilegiado a representação de índios. O confronto com realizações cinematográficas e televisuais realizadas segundo outras poéticas permite indicar no filme a especificidade de sua representação cultural, que consiste na construção de identidades descentralizadas através do recurso ao fake e à paródia lúdica.

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Pubblicato

2004-12-23

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

A representação do índio brasileiro na interface pós-moderna de cinema e TV. (2004). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(22), 115-129. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65597