Ideias para um programa de História intelectual

Autores/as

  • Carlos Altamirano Universidade Nacional de Quilmes. Programa de História Intelectual

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100001

Palabras clave:

América Latina, Discurso, Intelectuais, Literatura de idéias, Retórica

Resumen

Este texto define uma perspectiva e a indicação de um programa de trabalho dentro do campo conhecido como História intelectual. A preocupação central é a História intelectual latino-americana, habitualmente reduzida a uma História das idéias. O programa que se esboça formula uma alternativa que deveria apoiar-se nas ferramentas forjadas pela sociologia dos intelectuais, pela História política e pelos meios produzidos pela crítica literária para introduzir-se nas obras e nas práticas discursivas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANGENOT, Marc. (1982), La parole pamphletaire. Paris, Payot.

BACZKO, Bronislaw. (1991), Los imaginarios sociales. Buenos Aires, Nueva Visión.

BOLÍVAR, Simón. (1981), “Discurso pronunciado por el Libertador ante el Congreso de Angostura”. In: Discursos, proclamas y epistolario político. Madri, Editora Nacional, p. 219.

BUNGE, Carlos Octavio. (1905), Nuestra América. Buenos Aires, Librería Jurídica.

ECHEVERRÍA, Esteban. (1991), Dogma socialista. In: _____. Obras escogidas. Caracas, Biblioteca Ayacucho, pp. 253-254.

GUERRA, François-Xavier. (1992), Modernidad e independencias. Madri, Mapfre.

MURENA, H. A. (1962). “Ser o no ser de la cultura latinoamericana”. In: _____. Ensayos de subversión. Buenos Aires, Sur, pp. 56-57.

RICOEUR, Paul. (1991), Ideología y utopía. Buenos Aires, Gedisa.

SIRINELLI, Jean-François. (1990), Intellectuels et passions françaises. Paris, Fayard.

STAROBINSKI, Jean. (1979), “El texto y el intérprete”. In: LE GOFF, J. & NORA, P. Hacer la historia. II. Nuevos enfoques. Barcelona, Laia.

Publicado

2007-06-01

Número

Sección

Dossiê - História Social dos Intelectuais Latino-Americanos

Cómo citar

Altamirano, C. (2007). Ideias para um programa de História intelectual . Tempo Social, 19(1), 9-17. https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100001