A imagem na cultura do pós-modernismo

Autores/as

  • João Valente Aguiar Fundação para a Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000100009

Palabras clave:

Imagem, Pós-modernismo, Cultura, Acumulação flexível, Desmaterialização

Resumen

Neste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANDERSON, Perry. (1998), The origins of postmodernity. Londres, Verso.

ANTUNES, Ricardo. (2006), “A era da informatização e a época da informalização: riqueza e miséria do trabalho no Brasil”. In: _____ (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo, Boitempo, pp.15-25.

BAUDRILLARD, Jean. (1983), For a critique of the political economy of the sign. Nova York, Telos Press.

BELL, Daniel. (1976), The coming of post-industrial society. Nova York, Basic Books.

BOURDIEU, Pierre. (2001), Razões Práticas: sobre a teoria da acção. Oeiras, Celta.

_____. (1998), O que falar quer dizer: a economia das trocas linguísticas. Lisboa, Difel.

BRAVERMAN, Harry. (1974), Labor and monopoly capital: the degradation of work in the twentieth century. Nova York, Monthly Review Press.

CASTELLS, Manuel. (2005), La era de la información. Volume 1: La sociedad red. 3 ed. Madri, Alianza Editorial.

CHOSSUDOVXKY, Michel. (2003), A globalização da pobreza e a nova ordem mundial. Lisboa, Caminho.

EAGLETON, Terry. (1996), The illusions of postmodernism. Oxford, Blackwell Publishing.

ECO, Umberto. (1989), Obra aberta. Lisboa, Difel.

FEATHERSTONE, Mike. (1996), Consumer culture and postmodernism. Londres, Sage.

HARVEY, David. (1990), The condition of postmodernity. Oxford/Cambridge, Basil Blackwell.

IANNI, Octavio. (1999), Língua e sociedade. Primeira versão, Campinas, 84: 1-65, abril. [Não seriam estes os dados: IANNI, Octávio. (1999), “Língua e sociedade”. In: VALENTE, André (org.). Aulas de Português. Petrópolis: Vozes.]

JAMESON, Fredric. (1993), Postmodernism or the cultural logic of late capitalism. Londres, Verso.

JAUSS, Robert Hans. (1978), Pour une esthétique de la recéption. Paris, Gallimard.

LASH, Scott & URRY, John. (1987), The end of organised capitalism. Oxford, Polity Press.

LYOTARD, Jean-François. (1984), The postmodern condition: a report on knowledge. Minneapolis, University of Minnesota Press.

MARX, Karl. (1990), O capital. Livro Primeiro, Tomo I. Lisboa, Avante.

_____. (1991), Capital. Book III: The process of capitalist production as a whole. Londres, Penguin Books.

RORTY, Richard. (1993), “O progresso do pragmatista”. In: COLLINI, Stefan (org.). Interpretação e sobreinterpretação. Lisboa, Presença, pp.132-169.

SANTOS, Boaventura Sousa. (2003), Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Porto, Afrontamento.

WALLERSTEIN, Immanuel. (1990), O sistema mundial moderno: a agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no século XVI. Porto, Afrontamento.

Publicado

2010-06-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Aguiar, J. V. (2010). A imagem na cultura do pós-modernismo . Tempo Social, 22(1), 179-198. https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000100009