Por uma sociologia da economia de cunho etnográfico e histórico: entrevista com Marie France Garcia-Parpet
DOI:
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.155376Palabras clave:
Marie France Garcia-Parpet, Sociologia econômica, Etnografia, Sociologia dos mercados, ConsumoResumen
Entrevista com a cientista social Marie France Garcia-Parpet.
Descargas
Referencias
Duval, Julien & Garcia-Parpet, Marie-France. (2012), “Les enjeux symboliques des échanges économiques”. Revue Française de Socio-Économie, 10 (2): 13-28. Disponível em https://www.cairn.info/revue-francaise-de-socio-economie-2012-2-page-13.htm.
Fourcade, Marion. (May 2011), “Cents and sensibility: economic valuation and the nature of “nature”. American Journal of Sociology, 116 (6): 1721-1777. Disponível em https://www.jstor.org/stable/10.1086/659640?seq=1#metadata_info_tab_contents.
Garcia-Parpet, Marie-France. (2013), “A sociologia da economia de Pierre Bourdieu”. Sociologia e Antropologia, 3 (5): 91-117. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2238-38752013000500091&script=sci_abstract&tlng=pt.
Garcia-Parpet, Marie France. (2014), “Entretien avec Marie-France Garcia-Parpet, autour de la sociologie économique, avec Pierre Bourdieu réalise par Hélène Ducourant et Fabien Eloire”. Revue Française de Socio-Économie, 13 (1): 181-190. Disponível em https://www.cairn-int.info/article-E_rfse_013_0181--interview-with-marie-france-garcia.htm.
Garcia-Parpet, Marie-France. (1993), “Espace du marché et mode de domination”. Études Rurales, 131-132: 57-72. Disponível em https://www.persee.fr/doc/rural_0014-2182_1993_num_131_1_3431.
Garcia-Parpet, Marie France. (1984), Feira e trabalhadores rurais: as feiras do Brejo e do Agreste Paraibano. Rio de Janeiro, tese de doutorado em antropologia social, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Garcia-Parpet, Marie-France. (2014), “French biodynamic viticulture: militancy or market niche?”. In: Counihan, Carole & Siniscalchi, Valeria. Food activism: agency, democracy and economy. Londres, Bloomsbury.
Garcia-Parpet, Marie France. (2005), “Le Salon des vins de Loire: convivialité et vocation internationale”. Ethnologie Française, 35: 63-72. Disponível em https://www.cairn.info/revue-ethnologie-francaise-2005-1-page-63.htm.
Garcia-Parpet, Marie-France. (2014), “Marché, rationalité et faits sociaux totaux: Pierre Bourdieu et l’économie”. Revue Française de Socio-Économie, 13 (1): 107-127. Disponível em https://www.cairn.info/revue-francaise-de-socio-economie-2014-1-page-107.html.
Garcia-Parpet, Marie-France. (2007), “Mondialisation et transformations du monde viticole: processus de reclassement des vins du Languedoc-Roussillon”. Sociétés Contemporaines, 68 (4): 37-57. Disponível em https://www.cairn.info/revue-societes-contemporaines-2007-4-page-37.htm?contenu=resume.
Garcia-Parpet, Marie-France. (2004), “Mundialização dos mercados e padrões de qualidade: vinho, o modelo francês em questão”. Tempo Social, 16 (2): 129-150. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000200006&script=sci_abstract&tlng=pt.
Garcia-Parpet, Marie France. (1997), O Bacurau: étude de cas d’un marché situé dans une usina du Nord-Est du Brésil. Rio de Janeiro, dissertação de mestrado em antropologia social, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Garcia-Parpet, Marie France. ([1986] 2002), “Representações científicas e práticas mercantis camponesas”. Raízes, 21 (2): 196-211. Disponível em http://revistas.ufcg.edu.br/raizes/artigos/Artigo_21.pdf.
Garcia-Parpet, Marie France; Lecler, Romain & Sorá, Gustavo. (2015), “Foires, salons et marchés internationaux. Circulation des biens symboliques et mondialisation des places marchandes”. In : Guide de l’enquête global en sciences sociales. Paris, cnrs.
Geertz, Clifford. (2003), Le souk de Sefrou: sur l’économie du bazar. Trad. Daniel Cefaï. Saint-Denis, Bouchene.
Geertz, Clifford; Geertz, Hildred & Rosen, Lawrence. (1979), Meaning and order in Moroccan society: three essays in cultural analysis.Cambridge, Cambridge University Press.
Lopes, José Sérgio Leite. (2009), “Lygia Sigaud (1945-2009)”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 24 (71): 5-8. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000300001.
Palmeira, Moacir Gracindo. (1994), Memorial do candidato. Rio de Janeiro, Museu Nacional da UFRJ.
Palmeira, Moacir Gracindo. (2010), Moacir Palmeira depoimento. Rio de Janeiro, cpdoc/fgv; lau/ifcs/ufrj; iscte/iul. Disponível em https://cpdoc.fgv.br/cientistassociais/moacirpalmeira.
Ravasi, Davide; Rindova, Violina; Stigliani, Ileana. (2011), “Valuing products as cultural goods: framework and empirical illustration”. In: Beckert, Jens. The worth of goods: valuation and pricing in the Economy. Oxford, Oxford University Press.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Tempo Social
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.