Curating in history museums
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e40Keywords:
History Museum, Curatorship, Material culture, Museu Paulista da USPAbstract
The article discusses the challenges of curating in university history museums with reference to the theoretical debates around the documentary power of objects and images – in contrast to their traditional memorial mobilization –, the broadening of the spectrum of social subjects to which these museums should be refer and the construction of knowledge and shared responsibilities in the curatorial scope. The renewal brought by these reflections is discussed from the conceptual parameters and curatorial practice in Museu Paulista da USP since its reformulation in the 1990s.
Downloads
References
ABREU, Regina. A fabricação do imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
ALENCAR, Michelle de Oliveira. Biografia de uma coleção: de objeto a documento histórico: uma nova abordagem de doações de acervos familiares. 2008. Monografia (Iniciação Científica em Cultura Material) – Museu Paulista, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
ARAUJO, Vivian Greco Cavalcanti de. O século XXI coletado: um estudo sobre a política de aquisição de acervo do Museu Histórico Nacional, seu uso, seus critérios e sua aplicação. 2014. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
BANN, Stephan. Shrines, curiosities and the rhetoric of display. In: COOKE, Lynne; WOLLEN, Peter (eds.). Visual display: culture beyond appearances. Seattle: Bay, 1995. p. 14-29.
BOIVIN, Nicole. Material cultures, material minds: the impact of things on human thought, society, and evolution. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
BRYSON, Norman. Word and image: French painting of the Ancien Régime. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
CARMO, Danielle do; MARTINS, Dalton Lopes. A presença dos museus brasileiros na ecologia informal da Fundação Wikimedia: estudo de caso do projeto Sum of all Paintings. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais […]. Rio de Janeiro: PPGCI-IBICT-UFRJ, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3ef9PY3>. Acesso em: 7 jul. 2021.
CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Cultura material e coleção em um museu de história: as formas espontâneas de transcendência do privado. In: FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves (orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 2005. p. 89-115.
CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Fotografia no museu: o projeto de curadoria da coleção Militão Augusto de Azevedo. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 205-245, 1997. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141997000100007>.
CARVALHO, Vânia Carneiro de et al. Fotografia e história: ensaio bibliográfico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 253-300, 1994. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141994000100015>.
COELHO, Raquel Luise Pret. Ver é conhecer: memória e identidade no processo de revitalização do Museu Histórico Nacional (1982-1989). 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
GAEHTGENS, Thomas. Le musée historique de Versailles. In: NORA, Pierre (org.). Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1986. p. 143-168.
GELL, Alfred. Art and agency. Oxford: Oxford University Press, 1998.
HASKELL, Francis. History and its images: art and the interpretation of the past. New Haven: Yale University Press, 1993.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 96-115, 2006.
KNAUSS, Paulo; MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. Do culto cívico ao colecionismo colaborativo: coleções museológicas no MHN. Tom: Cultura, Arte, Reflexão, Curitiba, v. 5, n. 9, 2019.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. São Paulo antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 147-178, 1993. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141993000100012>.
MACIEL, Ana Carolina Delfim. Cultura material, percursos autobiográficos: entrevistas com doadores do Museu Paulista. [S. l.: s. n.], 2010-2014. Projeto de pesquisa.
MAKINO, Miyoko. Ornamentação do Museu Paulista para o primeiro centenário: construção de identidade nacional na década de 1920. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 167-195, 2003. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147142003000100010>.
MAKINO, Miyoko et al. O serviço de documentação textual e iconografia do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 259-304, 2003. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47142003000100014>.
MARINS, Paulo César Garcez. Introdução. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-11, 2019. Doi: <https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e28introd2>.
MARINS, Paulo César Garcez. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 44, p. 77-104, 2007. Doi: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104>.
MARINS, Paulo César Garcez. Uma personagem por sua roupa: o gibão como representação do bandeirante paulista. Tempo, Niterói, v. 26, p. 404-429, 2020. Doi: <https://doi.org/10.1590/TEM-1980-542X2020v260207>.
MATTOS, Cláudia Valladão de. Da palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 123-145, 2003. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141999000100006>.
MATTOS, Cláudia Valladão de. Imagem e palavra. In: OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Cláudia Valladão de (orgs.). O brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp, 1999. p. 79-132.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Benedito Calixto como documento: sugestões para uma releitura histórica. In: SALA, Dalton (org.). Benedito Calixto: memória paulista. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1990a. p. 37-47.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O objeto material como documento. [S. l.: s. n.], 1980. Reprodução de aula ministrada no curso Patrimônio cultural: políticas e perspectivas, organizado pelo IAB/Condephaat.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O Salão Nobre do Museu Paulista e o teatro da História. In: Às margens do Ipiranga, 1890-1990: catálogo de exposição. São Paulo: Museu Paulista, 1990b. p. 20-21.
MILLER, Daniel (ed.). Materiality. London: Duke University Press, 2005.
MISAN, Simona. A implantação dos museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo (1956-1973). 2005. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
NOVAES, Sylvia Caiuby (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp, 2015.
POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional, 1984. v. 1, p. 51-86.
POULOT, Dominique. Musée et muséologie. Paris: La Découverte, 2005.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museu Imperial: a construção do Império pela República. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 111-131.
SCHLERETH, Thomas. Collecting ideas and artifacts: common problems of history museums and history texts. In: CARBONELL, Bettina Messias (ed.). Museum studies: an anthology of contexts. Oxford: Blackwell, 2004. p. 335-347.
VIEIRA, Leonardo da Silva. Apontamentos acerca da política de aquisição de acervo no Museu Paulista (1990-2015). 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Doi: <https://doi.org/10.11606/D.103.2018.tde-01102018-094720>.
WARNIER, Jean-Pierre. Construire la culture matérielle: l’homme qui pensait avec ses doigts. Paris: PUF, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vânia Carneiro de Carvalho , Paulo César Garcez Marins, Solange Ferraz de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).