Experimental museology of insubordinate images: Luiz Claudio da Silva’s photographic collection at Museu das Remoções

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30d1e25

Keywords:

Museu das Remoções, Musealization, Experimental museology, Photography, Vila Autódromo

Abstract

This paper discusses the musealization of Vila Autódromo, a community in the West Zone of Rio de Janeiro, altered between 2014 and 2016 by the process of displacements, where the Museu das Remoções was created. Based on the photographic collection produced
and curated by Luiz Claudio da Silva, a resident of Vila Autódromo and curator of successive exhibitions on the community memory of the displacements, the texts outlines a museological investigation of images produced in the private sphere to challenge the regimes of visibility of
public institutions in Brazil, focusing its context of production, uses and flows of musealization.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bruno Brulon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharel em museologia, licenciado e bacharel em história pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – Unirio-Mast; doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto dos cursos de Museologia da Unirio e presidente do Comitê Internacional de Museologia (Icofom), do Icom. E-mail: brunobrulon@gmail.com

  • Lia Fernandes Peixinho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharela em museologia pela Unirio; Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e
    Patrimônio – Unirio-Mast; graduanda em Antropologia pela UFF. Atualmente é colaboradora voluntária
    do Museu das Remoções. E-mail: liafpeixinho@gmail.com

References

LIVROS, ARTIGOS E TESES

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário de Souza. Museu da Maré: memórias e narrativas a favor da

dignidade social. Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro, n. 3,

p. 130-152, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3JuI4Ih. Acesso em: 10 jun. 2020.

BARBE, Noël. 2019. Pour une anthropologie plébéienne et pragmatiste du patrimoine. In Situ:

Au Regard des Sciences Sociales, Paris, n. 1, p. 1-19, 2019. DOI: 10.4000/insituarss.485.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da

cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

BOGADO, Diana. Memória popular: dispositivo de luta pelo direito à habitação. os casos da

comunidade Vila Autódromo (Rio de Janeiro) e Bairro 6 de Maio (Amadora). Finisterra, Lisboa,

v. 55, n. 114, p. 127-140, 2020. DOI: https://doi.org/10.18055/Finis19481.

BOGADO, Diana. O Museu das Remoções da Vila Autódromo: potência de resistência criativa

e afetiva como resposta sociocultural ao Rio de Janeiro dos megaeventos. 2017. Tese

(Doutorado em Arquitetura) – Universidade de Sevilha, Sevilha, 2017.

BRULON, Bruno. Museus, patrimônio e experiência criadora: ensaio sobre as bases da

museologia experimental. In: MAGALHÃES, Fernando et al. (dir.). Museologia e patrimônio.

Portugal: IPLeiria, 2019. v. 1, p. 199-231.

BRULON, Bruno. Passagens da museologia: a musealização como caminho. Museologia e

patrimônio, Rio de Janeiro, v. 2, p. 189-210, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3iwD9dX.

Acesso em: 15 jun. 2020.

CARVALHO, Ana Priscila de. Etnografando a produção de ruínas em Vila Autódromo (RJ):

visibilidade e política das imagens desde dentro. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) –

Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

CURY, Marília Xavier. Museu, filho de Orfeu, e musealização. In: ICOFOM LAM, 8., 1999, Coro.

Anais […]. [S. l.: s. n.], 1999. p. 50-55. Disponível em: https://bit.ly/3DgS85t. Acesso em:

mar. 2022.

DEBARY, Octave. La fin du creusot ou l’art d’accommoder les restes. Paris: CTHS, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Écorce. Paris: Les Éditions Minuit, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Les Éditions Minuit, 2003.

DUBOIS, Philippe. L’acte photographique et autres essais. Paris: Nathan, 1990.

EDWARDS, Elizabeth. Raw histories: photographs, anthropology and museums. Oxford: Berg, 2001.

FAULHABER, Lucas; AZEVEDO, Lena. SMH 2016: Remoções no Rio de Janeiro Olímpico. Rio

de Janeiro: Mórula, 2015.

GINZBURG, Carlo. Rapports de force: histoire, rhétorique, preuve. Paris: Gallimard, 2003.

HEINICH, Nathalie. Les émotions patrimoniales: de l’affect à l’axiologie. Social Anthropology,

New York, v. 20, p. 19-33, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-8676.2011.00187.x.

MAUAD, Ana Maria. Imagens que faltam, imagens que sobram: práticas visuais e cotidiano em

regimes de exceção 1960-1980. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 397-413. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.

MEDEIROS, Mariana. Ocupa Vila Autódromo: um movimento cultural de luta pela permanência. In: TANAKA, Giselle et al. (org.). Viva a Vila Autódromo: o plano popular e a luta contra a remoção. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. p. 335-346.

NORA, Pierre. Entre mémoire et histoire, la problématique des lieux. In: NORA, Pierre (org.).

Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. v. 1, p. XVI-XLII.

PEIXINHO, Lia Fernandes. O museu e seus usos: Museu das Remoções grita o indizível. 2021.

Monografia (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,

Rio de Janeiro, 2021.

POLLAK, Michael. Mémoire, oublie, silence. In: POLLAK, Michael (dir.). Une identité blessée:

études de sociologie et d’histoire. Paris: Éditions Métailié, 1993. p. 13-39.

SCHULMAN, Sarah. The gentrification of the mind: witness to a lost imagination. Berkeley:

University of California Press, 2013.

TEIXEIRA, Sandra Maria. Museu das Remoções: moradia e memória. In: BROWN, Karen;

GONZÁLEZ RUEDA, Ana S.; SOARES, Bruno Brulon (ed.). Descolonizando a Museologia. Paris:

Icofom, 2020. p. 226-238. Disponível em: https://bit.ly/36uTNs5. Acesso em: 20 mar. 2022.

TEIXEIRA, Sandra Maria de Souza. Resistência, pelo direito, história e memória. In: CALABRE, Lia et al. (org.). Memória das olimpíadas no Brasil: diálogos e olhares. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017. p. 147-164. Disponível em: https://bit.ly/3Nmrc9a. Acesso em: 20 mar. 2022.

TORNATORE, Jean-Louis. Impressions patrimoniales: topologie de la perte et photographie.

In: ROUX, Jacques; PERONI, Michel (org.). Sensibiliser: la sociologie dans le vif du monde. La

Tour d’Aigues: Éditions de l’Aube, 2006. p. 281-297.

VAINER, Carlos. Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do

planejamento estratégico urbano. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia

(org.). A cidade do pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 75-103.

Published

2022-12-14

Issue

Section

Museus/Dossiê - 1822-2022: museus e memória da nação

How to Cite

BRULON, Bruno; PEIXINHO, Lia Fernandes. Experimental museology of insubordinate images: Luiz Claudio da Silva’s photographic collection at Museu das Remoções. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–32, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30d1e25. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/anaismp/article/view/195831.. Acesso em: 17 may. 2024.