Introduction: Considerations on the materiality of writing and the three layers of information
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28d3e42intro2Abstract
Presentation of dossier "Material dimensions of written culture"
Downloads
References
FONTE MANUSCRITA
DISCURSO Histórico sobre a Sublevação que nas Minas houve no ano de 1720. Arquivo
Público Mineiro, AVC17. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, [1720?].
LIVROS, ARTIGOS E TESES
ALMADA, Márcia. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século
XVIII. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
ALMADA, Márcia. Cultura material da escrita ou o texto como artefato. In: CONCEIÇÃO,
Adriana Angelita da; MEIRELLES, Juliana Gesuelli (orgs.). Cultura escrita em debate: reflexões
sobre o império português na América: séculos XVI a XIX. Jundiaí: Paco, 2018. p. 17-40.
ALMADA, Marcia; MONTEIRO, Rodrigo Bentes. O Discurso e a Noticia: manuscritos sobre a
revolta de 1720 atribuídos a Pedro Miguel de Almeida, 3º conde de Assumar. Tempo, Niterói,
v. 25, n. 1, p. 1-25, 2019. DOI: 10.1590/tem-1980-542x2018v250101. Disponível em: https://
clck.ru/QmJq3. Acesso em: 3 ago. 2020.
ANTUNES, Álvaro de Araujo. Minas de letras: agentes e proposições analíticas acerca da
“cultura dos escritos” em Minas Gerais, 1750-1834. Antíteses, Londrina, v. 13, n. 25, p. 621-648,
DOI: 10.5433/1984-3356.2020v13n25p621. Disponível em: <https://bit.ly/33dnR78>.
Acesso em: 9 set. 2020.
BOUZA ALVAREZ, Fernando. Corre manuscrito: una historia cultural del Siglo de Oro. Madrid:
Marcial Pons, 2001.
CAMPOS, Ana Cristina Torres. As nuances tonais na reintegração de perdas de suporte:
reflexões sobre decisões tomadas na restauração de manuscritos iluminados do século XVIII.
58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Curso de Conservação-Restauração
de Bens Culturais) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. El tempo de la cultura escrita: a modo de introducción. In:
CASTILLO GÓMEZ, Antonio (coord.). Historia de la cultura escrita: del próximo Oriente a la
sociedad informatizada. Gijón: Ediciones Trea, 2002. p. 15-25.
CASTRO, Aloisio Arnaldo Nunes de. A trajetória histórica da conservação-restauração de
acervos em papel no Brasil. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.
CHARTIER, Roger. Mistério estético e materialidades da escrita. In: CHARTIER, Roger. Inscrever
e apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 9-22.
CORREIA, Inês Isabel Simões de Abreu dos Santos. Estudo arqueológico dos códices iluminados do Fundo Laurbanense: as intervenções de conservação num corpus medieval. 2015. 370 f. Tese (Doutorado em História de Arte Medieval) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10362/14781>. Acesso em: 9 set. 2020.
DARNTON, Robert. A importância de ser bibliográfico. In: DARNTON, Robert. A questão dos
livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 146-163.
DARNTON, Robert. O diabo na água benta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DAYBELL, James. The material letter in early modern England. Hampshire: Palgrave Macmillan,
ELKINS, James. On some limits of materiality in art history. 31: Das Magazin des Instituts für
Theorie, Zürich, n. 12-13, p. 25-30, 2008. Número especial. Disponível em: <https://clck.ru/
RA6tg>. Acesso em: 9 set. 2020.
GIMENO BLAY, Francisco. Las llamadas ciencias auxiliares de la historia: ¿erronea
interpretación?? Consideraciones sobre el método de investigación en paleografía. Zaragoza:
Diputación Provincial, 1986.
MCKENZIE, Donald F. Bibliography and the sociology of texts. Cambridge: Cambridge
University Press, 1999.
MENESES, José Newton Coelho. Introdução: cultura material no universo dos Impérios
europeus modernos. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 9-12, 2017.
DOI: 10.1590/1982-02672017v25n01do. Disponível em: https://bit.ly/35kPywl. Acesso em: 9
set. 2020.
MORAIS, Ana Paiva. Luz, cor e ouro: estudos sobre manuscritos iluminados: lançamento de
e-book apresentação da base de dados ManuscriPT. Medievalista, Lisboa, n. 22, p. 1-9, 2017.
Disponível em: <https://clck.ru/QmJby>. Acesso em: 9 set. 2020.
NABAIS, Paula et al. A 1000-year-old mystery solved: unlocking the molecular structure for
the medieval blue from Chrozophora tinctoria, also known as folium. Science Advances,
Washington, DC, v. 6, n. 16, eaaz7772, 2020. DOI: 10.1126/sciadv.aaz7772. Disponível em:
<https://clck.ru/Qimgz>. Acesso em: 9 set. 2020.
PETRUCCI, Armando. Alfabetismo, escritura, sociedad. Barcelona: Editorial Gedisa, 1999.
RODRÍGUEZ DOMÍNGUEZ, Guadalupe. La imprenta en México en el siglo XVI. Mérida: Editora
Regional de Extremadura, 2018.
UTSCH, Ana. Rééditer Don Quichotte: materialite du livre dans la France du XIXe siècle. Paris:
Classiques Garnier, 2020.
ZERVOS, Spiros; KOULOURIS, Alexandros; GIANNAKOPOULOS, Gerofios. Intrinsic data
obfuscation as the result of book and paper conservation interventions. In: INTERNATIONAL
CONFERENCE ON INTEGRATED INFORMATION, 2011, Kos Island. Proceedings […]. Piraeus:
I-DAS Press, 2011. p. 254-257. Disponível em: <https://bit.ly/2FpLzUb>. Acesso em: 8 jul. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Márcia Almada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Funding data
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Grant numbers Auxpe nº 585/2015