Desenhos setecentistas na Sé de Belém

Autores/as

  • Jussara da Silveira Derenji Universidade Federal do Pará; Museu

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47142011000200005

Palabras clave:

Artes decorativas, Período colonial, Norte brasileiro, Antonio Landi, Autoria artística, Catedral de Belém

Resumen

Analisando um nicho e desenhos ao seu redor encontrados na restauração, concluída no ano de 2009, da Catedral de Belém (1748-1782), o artigo se ocupa das relações de trabalho artístico na região Norte durante o período colonial. O anonimato das profissões menos valorizadas, como entalhadores, pintores e escultores, exercidas por índios, negros e mestiços, contrasta com a documentação abundante reservada aos grandes nomes do período, a quem, de maneira genérica, é atribuída a autoria das obras. O artigo acompanha a trajetória do arquiteto régio Antonio Landi (1713-1791) e, através das obras dessa igreja, observa as mudanças técnicas e sociais do período de sua construção.

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Publicado

2011-12-01

Número

Sección

Estudios de Cultura Material

Cómo citar

DERENJI, Jussara da Silveira. Desenhos setecentistas na Sé de Belém . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 107–127, 2011. DOI: 10.1590/S0101-47142011000200005. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5554.. Acesso em: 18 may. 2024.