La diaspora africaine et le Musée Historique National : bilan de près d’un demi-siècle d’expositions (1980-2020)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30d1e39

Mots-clés :

Museu Histórico Nacional, Escrita da história, História do Brasil, Diáspora africana, Exposições

Résumé

Cet article examine la présence de la diaspora africaine dans les expositions de longue durée sur l’histoire du Brésil, montées au Musée Historique National (MHN) entre les années 1980 et 2020. Conjuguant sources institutionnelles et bibliographiques, la recherche montre que, malgré de sérieux efforts, l’expérience afro-diasporique reste encore aujourd’hui passée sous silence et rendue invisible dans les expositions du MHN et dans leurs conceptions du passé. Les sursauts constatés sont en général associés à des dates commémoratives, comme le centenaire de l’abolition de l’esclavage, en 1988. Enfin, d’autres possibilités de lecture des objets afro-diasporiques exposés au musée sont ici proposées, partageant des expériences récentes et indiquant de nouvelles voies d’écriture de l’histoire dans les projets expographiques actuellement menés au sein de l’institution.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Aline Montenegro Magalhães, Universidade de São Paulo

    Historiadora com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
    (PPGHIS/UFRJ). Bolsista de Pós-doutorado sênior do CNPq, em Museologia, pelo
    PPGPMUS (Unirio/Mast) entre 2018 e 2020. Foi diretora substituta do Museu Histórico Nacional, onde
    atuou como historiadora por mais de vinte anos, entre fevereiro e julho de 2022. É docente do Museu
    Paulista da Universidade de São Paulo. E-mail: alinemontenegro@gmail.com

Références

FONTES MANUSCRITAS

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da

União, Brasília, DF, 10 jan. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3j63i3S. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário

Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: https://bit.ly/37fqU36. Acesso em:

jun. 2021.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Rio de Janeiro: Atas das reuniões de elaboração da exposição

no Arquivo Institucional do Museu Histórico Nacional. Ata da reunião do dia 30/08/2006,

ASDG, Caixa 56 (2). Rio de Janeiro: MHN, 2006.

FONTES IMPRESSAS

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Proposta conceitual para o circuito permanente. Rio de

Janeiro: MHN, 1985.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. São Paulo: Banco Safra, 1989.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Conhecendo o Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro:

MHN, [2004-2005].

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Conhecendo o Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro:

MHN, [2009].

ARTIGOS, LIVROS, TESES

ABADIA, Lilia Rolim. Lusophone Monumental Museum: Intersecting ‘Africa’ and ‘Nation’ in

identity discourses. 2018. Thesis (PhD in Critical Theory and Cultural Studies) – University of

Nottingham, Nottingham, 2018.

ABREU, Martha. Cultura popular: um conceito e várias histórias. In: ABREU, Martha; SOIHET,

Rachel (Org.). Ensino de história, conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da

Palavra, 2003. p. 83-102.

ABREU, Regina. A fabricação do imortal: memória, história e estratégia de consagração no

Brasil. Rio de Janeiro: Rocco/Lapa, 1996.

ALBERTI, Verena. Pedaços de narrativa nacional na exposição permanente do Museu Histórico

Nacional. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH, 27, Natal, 2013. Anais […]

Natal: [s. n.], 2013 Disponível em: https://bit.ly/3refmnR. Acesso em: 29 abr. 2021.

BARBOSA, Nila Rodrigues. Museus e etnicidade: o negro no pensamento museal: Sphan –

Museu da Inconfidência – Museu do Ouro Minas Gerais. 2012. Dissertação (Mestrado em

Estudos Étnicos e Africanos) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

BITTENCOURT, José Neves. As várias faces de um equívoco: observações sobre o caráter da

informação e da representação nos museus de história. Anais do Museu Histórico Nacional,

Rio de Janeiro, v. 40, p. 189-219, 2008.

BITTENCOURT, José Neves. Cada coisa em seu lugar: ensaio de interpretação do discurso de

um museu de história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 8/9, p. 151-174, 2003a. DOI:

1590/S0101-47142001000100005.

BITTENCOURT, José Neves. Em busca da identidade: Anais do Museu Histórico Nacional,

-2005. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 37, p. 10-18, 2005.

BITTENCOURT, José Neves. Um museu em tinta e papel: os Anais do MHN, 1940-1995. Anais

do Museu Histórico Nacional, v. 36, p. 181-202, 2004.

BITTENCOURT, José Neves. Uma experiência em processo. In: BITTENCOURT, José Neves;

BENCHETRIT, Sarah Fassa e TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. História representada: o dilema dos

museus, 2003b. p. 7-18.

BITTENCOURT, José Neves; FERNANDES, Lia Silvia P.; TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. Examinando

a política de aquisição do Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio

de Janeiro, v. 27, p. 61-77, 1995.

CARVALHO, Gerardo A. de. Os instrumentos musicais primitivos afro-brasileiros no Museu

Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 9, 1948, p. 139-157.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CHAGAS, Mário de Souza; GODOY, Solange de Sampaio. Tradição e ruptura no Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 27, p. 31-59, 1995.

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de

Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.

CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. 1989. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989. 2. v.

COSTA, Ana Lourdes Aguiar. Biografando o vestido de Maria Bonita do Museu Histórico

Nacional: musealização e questões de gênero. 2022. Dissertação (Mestrado em Museologia)

– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. Teatro de memórias, palco de esquecimentos:

culturas africanas e das diásporas negras em exposições. 2006. 285 f. Tese (Doutorado em

História Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. Teatros de memórias, palcos de esquecimentos:

culturas africanas e das diásporas negras em exposições museológicas. Anais do Museu

Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 40, p. 149-171, 2008.

DEVALLON, Jean. Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. In:

MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano; BENCHETRIT, Sarah Fassa

(Org.). Museus e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu

Histórico Nacional, 2010. p. 17-34.

FERREIRA, Eduardo Evangelista. Patrimônio mineiro na Serra do Veloso em Ouro Preto-MG:

registro, análise e proposição de circuitos geoturísticos interpretativos. 2017. Dissertação

(Mestrado em Geologia) – Fundação Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

FERREIRA, Maria de Simone. A aquisição de objetos como escrita de memória em museus:

uma análise do Relatório Final da Comissão Interna de Política de Aquisição do Museu

Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 46, p. 11-31, 2014.

FLORES, Joana. Mulheres negras e museus de Salvador: diálogo em branco e preto. Salvador:

Edufba, 2017.

FREITAS, Sara; TARGINO, Janine; GRANATO, Leonardo. A política cultural e o governo

Bolsonaro. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, London, v. 10, n. 1, p. 219-239, 2021.

ANAIS DO MUSEU PAULISTA – vol. 30, 2022.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sobre o regime da

economia patriarcal. 47. ed. São Paulo: Global, 2003.

GODOY, Solange de Sampaio; LACERDA, Luís Carlos Antonelli. Museografia e museu: um

estudo de caso nos oitenta anos do Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico

Nacional, Rio de Janeiro, v. 34, p. 167-188, 2002.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro:

Cobogó, 2019.

KNAUSS, Paulo; MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael. Sobre colecionismo

engajado. In: MAIA, Isabela; Cort, JULIA; WALDMAN, Tatiana Chang (Org.). Em contato:

comunidades, cultura e engajamento. São Paulo: Museu da Imigração, [2019]. p. 35-44.

LARA, Sílvia. Campos da violência: estudo sobre a relação senhor-escravo na capitania do Rio

de Janeiro, 1750-1808. 1986. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São

Paulo, 1986.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura visual e curadoria em museus

de História. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 31, p. 53-77, 2005.Disponível em:

https://bit.ly/3JpIDSY. Acesso em: 4 fev. 2022.

LODY, Raul. Dicionário de arte sacra e técnicas afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

LOPES, Ney. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011.

MAGALHÃES, Aline Montenegro. Culto da saudade na Casa do Brasil: Gustavo Barroso e o Museu Histórico Nacional. Fortaleza: Museu do Ceará/Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará, 2006.

MAGALHÃES, Aline Montenegro; AZEVEDO, Érika; CASTRO, Fernanda; SANTANA, Stephanie.

Notas sobre a Diáspora Africana nas exposições e ações educativas do Museu Histórico

Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 51, p. 44-64, 2019.

MARINS, Paulo César Garcez. Novos patrimônios, um novo Brasil?: um balanço das políticas

patrimoniais federais após a década de 1980. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 57,

p. 9-28, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3v70LvH. Acesso em: 2 fev. 2022.

MATTOS, Hebe Maria da Costa. A cor inexistente: significados da liberdade no sudeste

escravista: Brasil, século XIX. 1993, Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal

Fluminense, Niterói, 1993.

MOTTA, Marly Silva da. A nação faz cem anos: a questão nacional no centenário da

independência. Rio de Janeiro: Editora FGV/CPDOC, 1992.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial. 4. ed. São Paulo:

Hucitec, 1986.

OLIVEIRA, Amanda de Almeida. A documentação museológica como suporte para comunicação com o público: a cadeirinha de arruar do Museu de Arte da Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

PRET, Raquel. Expondo a novidade: análise da proposta conceitual de 1985 para o circuito

permanente do Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro,

v. 37, p. 19-36, 2005.

REIS, João José. Slave Rebellion in Brazil: The African Muslim Uprising in Bahia, 1835. 1982.

Thesis (PhD in History) – University of Minnesota, [S. l.], 1982.

ROCHA, Saulo Moreno. Esboços de uma biografia de musealização: o caso da Jangada

Libertadora. 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Morula, 2019.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. A representação da escravidão. Anais do Museu Histórico

Nacional, Rio de Janeiro, v. 40, p. 173-188, 2008.

SOUZA, Jéssika Rezende. Entre a cruz e o terreiro: uma análise em torno da integração entre

a religiosidade afro-brasileira e o ensino de história no Museu do Negro do Rio de Janeiro.

Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de Coroação de

Rei Congo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 237-

, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3LVVkql. Acesso em: 2 fev. 2022.

SITES

BRASIL decolonial, outras histórias. A história de Maria Cambinda. Exposição virtual na

plataforma do Museu Histórico Nacional. Google Arts & Culture, nov. 2021, disponível em:

https://artsandculture.google.com/story/KgVRV6elZHh-dw. Acesso em 30 nov. 2021.

CAIXETA, Izabella. Placa ‘Rua Marielle Franco’ é retirada de exposição em museu. Estado de Minas, Belo Horizonte, 25 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3r2wFIC. Acesso em: 6 dez. 2021.

CANDIDATOS do PSL destroem placa com homenagem a Marielle Franco. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 3 out. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3uYd7WT. Acesso em: 6 dez. 2021.

CARDOSO, Lucas; CAPELLI, Paulo. Ato na Cinelândia reúne milhares e distribui mil placas em

homenagem à Marielle. O Dia, Rio de Janeiro, 14 out. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3wZBOFb. Acesso em: 6 dez. 2021.

LIMA NETO, Nelson. Museu Histórico Nacional retira placa de Marielle Franco de exposição

permanente. O Globo, Rio de Janeiro, 23 nov. 2021. Disponível em: http://glo.bo/3x3C6uA.

Acesso em: 6 dez. 2021.

MAGALHÃES, Aline Montenegro; FIGUEIREDO, Flávia. Um quadro, muitas histórias: sobre

“Domingo de festa na fazenda”, de Hans Nobauer. Exporvisões, [S. l.], 5 nov. 2021. Disponível

em: https://bit.ly/3Ja6h5V. Acesso em: 10 nov. 2021.

MAGALHÃES, Aline Montenegro; PALAZZI, Solange. Maria Cambinda: uma máscara, uma

boneca, uma escultura. Exporvisões, [S. l.], 1 dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3LJuHVh.

Acesso em: 8 nov. 2020.

SESSÃO 2: “Autoridade compartilhada e produção de conhecimento nos museus”. Rio de

Janeiro: Museu Histórico nacional, [2021]. 1 vídeo (123 min). Publicado pelo canal Museu

Histórico Nacional. Disponível em: https://bit.ly/3j4SHWY. Acesso em: 1 fev. 2022. Apresentação de Tat’Etu Lengunlukeno et al. no Seminário do Museu Histórico Nacional: Escutas, conexões e outras histórias nos museus, realizado entre 13 e 14 de outubro de 2021.

SESSÃO 3: “Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”. Rio de

Janeiro: Museu Histórico nacional, [2021]. 1 vídeo (125 min). Publicado pelo canal Museu

Histórico Nacional. Disponível em: https://bit.ly/37gnj4N. Acesso em: 1 fev. 2022. Apresentação de Solange Palazzi et al. no Seminário do Museu Histórico Nacional: Escutas, conexões e outras histórias nos museus, realizado entre 13 e 14 de outubro de 2021.

Publiée

2022-12-14

Numéro

Rubrique

Dossier – 1822-2022 : musées et mémoires de la nation

Comment citer

MAGALHÃES, Aline Montenegro. La diaspora africaine et le Musée Historique National : bilan de près d’un demi-siècle d’expositions (1980-2020). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–29, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30d1e39. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/anaismp/article/view/195824.. Acesso em: 1 juin. 2024.