Honores y renuncias: la escultora argentina Lola Mora y la fuente de los debates

Auteurs

  • Patricia Viviana Corsani Universidad de Buenos Aires; Facultad de Filosofía y Letras; Instituto de Teoría e Historia del Arte Julio E. Payró

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000200017

Mots-clés :

Lola Mora, Fonte, Escultura decorativa, Arte pública, Nus, Buenos Aires

Résumé

Lola Mora (1867-1936) foi a mais aclamada e discutida escultora argentina dos últimos anos do século XIX e do início do século XX. A imprensa escrita de Buenos Aires acompanhou o desenvolvimento de sua carreira artística desde a sua chegada de uma viagem de estudos em 1900 e a converteu em protagonista principal, monopolizando assim a atenção dos colunistas. O tema desta pesquisa é uma de suas obras mais famosas, a Fonte das Nereidas, popularmente conhecida como a Fonte de Lola Mora. Trata-se de um conjunto escultural em mármore de Carrara, inaugurado em 21 de maio de 1903, no Paseo de Julio. Nossa investigação abordará as questões debatidas em torno desse conjunto escultural quanto à sua localização original em 1903, que transformaram a discussão em um processo singular, pois, até hoje, nunca houve debates com tais características sobre uma obra decorativa para a cidade.

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Publiée

2007-12-01

Numéro

Rubrique

Études de la culture matérielle

Comment citer

CORSANI, Patricia Viviana. Honores y renuncias: la escultora argentina Lola Mora y la fuente de los debates . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 169–196, 2007. DOI: 10.1590/S0101-47142007000200017. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5478.. Acesso em: 18 mai. 2024.