Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança

Auteurs

  • Ana Maria Mauad

DOI :

https://doi.org/10.1590/0101-4714v22n1a05

Résumé

O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da análise do conteúdo e da expressão das imagens fotográficas produzidas por Naylor no Rio de Janeiro; dos contatos que ela estabeleceu com a intelectualidade brasileira e, finalmente, das letras de duas musicas cantadas por Carmen Miranda, um dos ícones da cultura popular de massa que configurava no Brasil dos anos 1940, a relação entre o nacional e o popular.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2014-06-01

Numéro

Rubrique

Études de la culture matérielle

Comment citer

MAUAD, Ana Maria. Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 133–159, 2014. DOI: 10.1590/0101-4714v22n1a05. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/anaismp/article/view/86775.. Acesso em: 19 mai. 2024.