Descrever para não explicar: o papel fundador de Anamorfas para a pesquisa em Poéticas Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.167206

Palavras-chave:

Universidade, Poéticas visuais, Perspectiva, Programa, Anamorfose

Resumo

Por meio da análise de seu posicionamento e de suas estratégias de inserção na Universidade, o presente artigo coloca em perspectiva o papel fundador do trabalho de mestrado Anamorfas, da Profa. Dra. Regina Silveira, em relação à pesquisa em Poéticas Visuais na ECA-USP, como referência metodológica fundante para o programa de pós-graduação em Artes Visuais e seu desenvolvimento posterior, bem como para a problematização das formas de arquivo e circulação de produção acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilberto Mariotti, Escola da Cidade, Brasil

    Gilberto Mariotti é doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo, autor da tese “Bibliografia” (2016), professor de História, Teoria e Crítica na Escola da Cidade (São Paulo), ex-integrante do grupo de intervenção urbana Delenguaamano, com o qual realizou o projeto “Monumetria”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2009), co-organizador dos livros Museu Arte Hoje (2011) e Contracondutas: uma ação político-pedagógica (2017).

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BURGIN, Victor. Olhando fotografias. In FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2006, p. 389-400.

DERRIDA, Jacques. A Universidade sem condição. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2003.

DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

LACAN, Jacques. O Seminário Livro 1: Os escritos técnicos de Freud. São Paulo: Zahar, 1975.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

PRADO, Gilbertto. Breve relato da Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP. ARS (São Paulo), vol. 7, n. 13, p. 88-101, 2009.

SILVA Junior, Nelson da. O abismo fonte do olhar. Revista Percurso, São Paulo, n. 23, 2/1999, p. 16-26.

SILVEIRA, Regina. Anamorfas: texto descritivo e apresentação. V. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980.

Downloads

Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

Dossiê 50 anos do PPGAV

Como Citar

Mariotti, G. (2023). Descrever para não explicar: o papel fundador de Anamorfas para a pesquisa em Poéticas Visuais. ARS (São Paulo), 21(49), 59-87. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.167206