Cine memória e história: Reconstrução de si e outro em imagens de filmes Andrés Di Tella de perspectiva de WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p171-186Palavras-chave:
Narrativa fílmica, Memória, Experiência, Identidade.Resumo
Com o filme A televisão e eu o cineasta argentino Andrés Di Tella abrecaminho para suas lembranças familiares, expondo uma história em que seu lado paterno é o eixo temático da narrativa fílmica. Com o filme Fotografias ele fará um aprofundamento deste processo, agora pelo lado materno. Sua mãe e ele são os protagonistas desta história narrada em primeira pessoa, trama que lhe permite um vai e vem entre o privado e o público, descortinando assim memorias e historias de relações sociais mais amplas. Neste artigo, que é parte de um trabalho maior de pesquisa que desenvolvo sobre a narrativa desse diretor, tento analisar as dimensões do eu e do outro, articulando-as com as questões da memória,da experiência e da identidade, a partir de uma perspectiva benjaminiana de história.Downloads
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Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Cine memória e história: Reconstrução de si e outro em imagens de filmes Andrés Di Tella de perspectiva de WALTER BENJAMIN. (2011). Cadernos CERU, 22(2), 171-186. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p171-186