Reversão ao islã no consumo de bens simbólicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v26i1p235-262Palabras clave:
Islã, Reversão, Bens simbólicos.Resumen
O fenômeno da reversão de brasileiros ao Islã tem inquietado cientistas da religião, sociólogos e antropólogos. A busca de uma religião que causa uma dupla ruptura, étnica e religiosa, traz, em si, um estranhamento. Esta pesquisa descreveu, de forma sucinta, as formas de inserção do islamismo nas terras brasileiras, o fenômeno da reversão e as principais construções e desconstruções baseadas no referencial teórico das economias das trocas simbólicas de Pierre Bourdieu. Para tanto, ela se serviu de dados obtidos da amostra de um grupo de revertidos na Mesquita do Pari – SP, em 2013, onde foi aplicada a pesquisa qualitativa e quantitativa. Como resultados foram descritos os principais produtores de bens simbólicos no Islã, as principais formas de consumo dos revertidos e a transubstanciação de símbolos religiosos do cristianismo para o islãDescargas
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Publicado
2016-02-22
Número
Sección
Dossiê Amazônia
Cómo citar
Lima, C. R. (2016). Reversão ao islã no consumo de bens simbólicos. Cadernos CERU, 26(1), 235-262. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v26i1p235-262