Reversão ao islã no consumo de bens simbólicos

Autores/as

  • César Rocha Lima Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v26i1p235-262

Palabras clave:

Islã, Reversão, Bens simbólicos.

Resumen

O fenômeno da reversão de brasileiros ao Islã tem inquietado cientistas da religião, sociólogos e antropólogos. A busca de uma religião que causa uma dupla ruptura, étnica e religiosa, traz, em si, um estranhamento. Esta pesquisa descreveu, de forma sucinta, as formas de inserção do islamismo nas terras brasileiras, o fenômeno da reversão e as principais construções e desconstruções baseadas no referencial teórico das economias das trocas simbólicas de Pierre Bourdieu. Para tanto, ela se serviu de dados obtidos da amostra de um grupo de revertidos na Mesquita do Pari – SP, em 2013, onde foi aplicada a pesquisa qualitativa e quantitativa. Como resultados foram descritos os principais produtores de bens simbólicos no Islã, as principais formas de consumo dos revertidos e a transubstanciação de símbolos religiosos do cristianismo para o islã

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Biografía del autor/a

  • César Rocha Lima, Universidade de São Paulo
    Teólogo, sociólogo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorando em Ciências Humanas pelo Programa DIVERSITAS/FFLCH-USP

Publicado

2016-02-22

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Lima, C. R. (2016). Reversão ao islã no consumo de bens simbólicos. Cadernos CERU, 26(1), 235-262. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v26i1p235-262