Tendências dos Estudos de Recepção

Autores/as

  • Robert A. White

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p41-66

Palabras clave:

Estudos de Audiência, Interacionismo Simbólico, Consenso Cultural, Mediações, meios de comunicação, recepção, cultura popular

Resumen

Tendências dos Estudos de Audiência é a segunda parte do artigo Audience interpretation of media: emerging perspectives – cuja primeira parte foi publicada em Comunicação & Educação n.12, mai./ ago. 1998, p.57-76. Apresenta as diferentes abordagens que os Estudos de Recepção têm adquirido com a contribuição e influência de autores dos Estados Unidos, Europa e América Latina. Analisa o processo comunicacional como uma multiplicidade de inter-relações que se dão na constituição dos significados que circulam na sociedade, extrapolando a perspectiva linear dos efeitos diretos da comunicação como transmissão de informações. São discutidas as abordagens do Interacionismo Simbólico, dos Estudos de Consenso Cultural e da corrente teórica das Mediações, como lógica da produção e do consumo.


Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1998-12-30

Cómo citar

White, R. A. (1998). Tendências dos Estudos de Recepção. Comunicação & Educação, 13, 41-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p41-66