Parallel between Brazilian and Portuguese practices of watching soap operas contribute for reflections on the consumism role
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p149-154Keywords:
comunicação e práticas de consumo, telenovela, Brasil, PortugalAbstract
A telenovela e as relações de comunicação e consumo que estabelecem servem de guia para Marcia Tondato e Maria Aparecida Baccega na organização do livro aqui resenhado: A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogo Brasil e Portugal. O chamado horário nobre (prime time) da televisão brasileira e portuguesa é foco das análises escolhidas. A pesquisa concentrou-se em canais de TV aberta – no Brasil, as emissoras Globo e Record, e em Portugal, SIC e TVI. Publicidade e teleficção foram estudadas, trazendo elementos que ratificam a importância da teleficção nas sociedades brasileira e portuguesas, bem como o papel do consumo na tessitura social.
Downloads
References
ALONSO, Luis Enrique. La era del consumo. Madrid: Siglo XXI, 2006.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
TONDATO, Marcia Perencin; BACCEGA, Maria Aparecida. A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogos Brasil e Portugal/Marcia Perencin Tondato; Maria Aparecida Baccega (orgs.). Jundiaí: Paco Editorial: 2013.
SASSATELLI, Roberta. Consumo, cultura y sociedade. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.