Interfaces da Comunicação e da Educação na escola: a experiência do CAp-UFRJ em diálogo com alunos e professores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p21-29Keywords:
comunicação, jornalismo, mídia e educação, análise televisual, CAp-UFRJAbstract
A visualidade eletrônica redimensiona as formas de visibilidade da cultura e produz modos distintos de socialização e de significação da experiência. O desenvolvimento e os usos das tecnologias digitais provocam transformações nas maneiras de ler, escrever e entender o mundo e impõem reflexões sobre desafios e potencialidades das interfaces da Comunicação e da Educação na formação escolar. Este trabalho busca identificar como alunos e professores do ensino médio compreendem a relevância da leitura crítica da mídia e de usos de tecnologias digitais em processos de aprendizagem e a pertinência da inserção ou não de uma disciplina sobre Comunicação e Jornalismo na formação escolar, a partir de pesquisa desenvolvida em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ).
Downloads
References
BECKER, B. Mídia, Telejornalismo e Educação. Matrizes: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, São Paulo: ECA/USP, v.10, n.1, 2016.
_______. Mapeamento das pesquisas em Telejornalismo no Brasil: um estudo da produção acadêmico-científica de 2010 a 2014. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 22, n. 4, 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20534>. Acesso em: 13 abr. 2016.
BURCH, N. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CURRAN, J. Media and democracy. Londres; Nova York: Routledge, 2011.
MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique Éditions, 2008.
SODRÉ, M. A Ciência do Comum. Notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
_______. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
VILELA, R. S. Jóvenes y cultura audiovisual: nuevos modos de ver televisión. Revista Famecos, v. 23, n. 2, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.