A educomunicação socioambiental na Rede Municipal de Educação de São Paulo: histórico e análise a partir das perspectivas socioambiental, territorial e democrática

Authors

  • Thaís Brianezi Professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)
  • Carlos Lima Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Ednéia Oliveira Consultora da Unesco Brasil
  • Carmen Gattás Pós-doutoranda no Programa Educação Ambiental no Instituto de Biocências (IB/USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p196-211

Keywords:

Municipal Education Network of São Paulo, Territory, Child and youth protagonism, Democracy, Socioenvironmental educommunication

Abstract

The interface between educommunication and critical environmental education has been present in the Municipal Education Network of Sao Paulo (RME-SP) since 2008. This article presents the history of socioenvironmental educommunication actions in the largest public network in Brazil and analyzes them from three perspectives: socioenvironmental itself (intersection between human rights and so-called ecological issues), territorial (based on the idea of grounding and networking), and democratic (enhancement of participatory management). Unpublished data on the communication practices of 746 municipal schools in Sao Paulo that participated in a mapping carried out in 2021 are also presented. Taken together, all these data and reflections reveal how the educational units of RME-SP have been constituting strategic locus of articulation between the global and the local.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Thaís Brianezi, Professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

    Professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE).

  • Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

    Professor da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP), criador do projeto Imprensa Jovem e coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

  • Ednéia Oliveira, Consultora da Unesco Brasil

    Consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (Unesco Brasil).

  • Carmen Gattás, Pós-doutoranda no Programa Educação Ambiental no Instituto de Biocências (IB/USP)

    Pós-doutoranda no Programa Educação Ambiental no Instituto de Biocências da Universidade de São Paulo (IB/USP) e pesquisadora do projeto Biota/FAPESP.

References

ALVES, Beatriz Truffi; VIANA, Claudemir Edson. Interface entre Educomunicação e Educação Ambiental nas políticas públicas e em teses e dissertações brasileiras. In: COSTA, Rafael Nogueira et al. (org.). Imaginamundos: interfaces entre educação ambiental e imagens. Macaé: Editora NUPEM, 2020. p. 108-136.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 23 maio 2023.

BRASIL. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Brasília, DF: MMA, 2002. p. 57-74.

BRIANEZI, Thaís. Qual a relação entre a educação ambiental e o direito à comunicação? In: SORRENTINO, Marcos et al. (org.). Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências. Curitiba: Appris, 2012. p. 141-150.

BRIANEZI, Thaís; GATTÁS, Carmen. A educomunicação como comunicação para o desenvolvimento sustentável. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 21, n. 41, p. 33-43, 2022. DOI: https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.908.

BRUM, Eliane. Banzeiro Òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

BUCCI, Eugênio. Ciências da Comunicação contra a desinformação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 5-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p5-19.

GATTÁS, Carmen. O guarani nas ondas do rádio. Revista Magistério, São Paulo, n. 10, p. 26-30, 2020.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

MAIOR, Izabel Maria Madeira de Loureiro. Movimento político das pessoas com deficiência: reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 10, n. 2, p. 28-36, 2017.

MARIN, Pedro de Lima; GUERRINI, Ana W. Participação na cidade de São Paulo no período de 2001 a 2016: do orçamento participativo ao programa de metas. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 109-128, 2017.

MENEZES, Débora. Comunicação e mobilização na gestão participativa de unidades de conservação: o caso da APA da Serra da Mantiqueira. 2015. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) – Universidade Estadual de Campinas, 2015.

MOREIRA, Teresa; SANTOS, Rita Silvana Santana dos (ed.). Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório. Brasília, DF: Unesco, 2020.

OPAS. Projeto Segurança Humana no Município de São Paulo: relatos de uma experiência interagencial e intersetorial da área da saúde na redução da violência e na promoção da cultura de paz. Brasília, DF: OPAS, 2013.

PICANÇO, Monise F. (coord.). Como potencializar a produção e o acesso à informação de maneira descentralizada e colaborativa? O caso Imprensa Jovem. São Paulo: (011).lab – Laboratório de Inovação em Governo, 2022.

PORTUGAL, Simone; SORRENTINO, Marcos. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e suas contribuições à escola sustentável. In: BAGANHA, Denise Estorilho et al. (org). Educação ambiental rumo à escola sustentável. Curitiba: SEED: UTP, 2018. p. 9-17.

PRÓSPERO, Daniele. Educomunicação e políticas públicas: os desafios e as contribuições para o Programa Mais Educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) – Universidade de São Paulo, 2013.

REHDER, Maria. O empoderamento de meninas periféricas na cidade de São Paulo por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação e de alfabetização midiática e informacional para não deixar ninguém para trás. In: NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2021. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. p. 131-139.

SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Peirópolis, 2005.

SANTOS, Isabel Pereira dos. Imprensa Jovem Online: uma contribuição para a cultura em rede na educação municipal de São Paulo. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017, p. 95-105.

SÃO PAULO. Agenda Municipal 2030. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 2021.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

Published

2023-12-29

How to Cite

Brianezi, T., Lima, C., Oliveira, E., & Gattás, C. (2023). A educomunicação socioambiental na Rede Municipal de Educação de São Paulo: histórico e análise a partir das perspectivas socioambiental, territorial e democrática. Comunicação & Educação, 28(2), 196-211. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p196-211