O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)

Authors

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Wagner Palanch Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Aline Vieira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48

Keywords:

The social use of media, Education, YouTube, Digital content, Videos

Abstract

This article reports methodological aspects of the restructuring process of the YouTube Edu platform, from analyzing more than a thousand new videos, in an interface between Education and Communication. The aim is to understand: (1) forms of content production; (2) characteristics of the producing subjects; and (3) circulation and offer of educational content in a digital environment. With a quantitative and qualitative approach, the research technique used was action research. The results show no single model for producing educational content for digital platforms in Brazil, and its uses follow circulation criteria, collaborative principles, and formatting established by the platform. Progress related to aspects of diversity, gender and inclusion, and the academic training of teachers were highlighted, alongside a need for progress on issues of social exclusion and the protagonism of the student.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Camila Escudero, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de pesquisa no Latin American and Latin Studies Program da University of Illinois at Chicago (UIC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, na linha de pesquisa Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento social. Assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto Mapa das OSCs. Membro da equipe de formadores do Núcleo Educom, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo. Consultora da OIM e da UNESCO, das Nações Unidas, escritório do Brasil.

  • Wagner Palanch, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

  • Aline Vieira, Universidade de São Paulo

    Mestre em cooperação internacional em educação e formação pela Université de Paris, pós-graduada em projetos sociais e políticas públicas pelo Senac-SP e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras (Português/Francês) pela Universidade de São Paulo (USP). 

References

BAPTISTA, Renata. Pandemia aumenta em 91% tempo de usuário brasileiro no YouTube. Tilt UOL, Recife, 9 nov. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/09/pandemia-aumenta-em-91-tempo-de-usuario-brasileiro-no-youtube.htm. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

COUTRIM, E. de C. M. Relatório parcial de pesquisa contendo análise sobre os usos, conhecimentos, percepções e expectativas dos estudantes e professores da educação básica sobre recursos educacionais em formato de vídeos. MIMEO, 2022.

DE NEGRI, Fernanda et al. Ciência e tecnologia frente à pandemia. IPEA, Brasília, DF, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. Acesso em: 1 maio 2023.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_pesquisa_covid19_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

JUNGES, Débora de Lima Velho; GATTI, Amanda. Estado da arte sobre o YouTube na educação. Informação em Cultura, Mossoró, v. 1, n. 2, p. 113-131, 2019. DOI: https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i2a8564.2019.

KAPLÚN, Mário. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: De La Torre, 1998.

KOSLINSKI, Mariane; BARTHOLO, Tiago. Nota técnica: impactos da pandemia na educação brasileira. [S. l.]: D3E: Fundação Lemann, 2022. Disponível em: https://d3e.com.br/wp-content/uploads/nota_tecnica_2212_impactos_pandemia_educacao_brasileira.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

NIC – NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR; CGI – COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL; CETIC – CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Resumo executivo: pesquisa TIC educação 2020. São Paulo: Grappa Marketing Editorial, 2021. p. 3. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200731/resumo_executivo_tic_educacao_2020.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

SODRÉ, Muniz. A sociedade incivil: mídia, iliberalismo e finanças. Petrópolis: Vozes, 2021.

SOUZA, Mauro Wilton de. Comunicação e educação: entre meios e mediações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 106, p. 9-25, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000100002.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2014.

UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório anual da UNESCO no Brasil. Brasília, DF: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376049. Acesso em: 15 maio 2023.

Published

2023-12-29

How to Cite

Escudero, C., Palanch, W., & Vieira, A. (2023). O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023). Comunicação & Educação, 28(2), 33-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48