Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias

Autores/as

  • Douglas Kellner University of California (EUA)
  • Richard Kahn University of Carlifornia (UCLA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82

Palabras clave:

tecnologia, literacia, literacia tecnológica, tecnoliteracias, literacia computacional.

Resumen

Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Publicado

2015-10-01

Cómo citar

Kellner, D., & Kahn, R. (2015). Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias. Comunicação & Educação, 20(2), 57-82. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82