Reforma do ensino médio

déficit de comunicação e intercorrências políticas

Autores/as

  • Adilson Odair Citelli Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p7-19

Palabras clave:

ensino médio, reforma, comunicação, educação, políticas públicas

Resumen

A recente aprovação da nova Lei que regerá o Ensino Médio brasileiro trouxe consigo uma série de indagações acerca da estratégia como foi encaminhada e da própria factibilidade quanto à sua implantação. Nascida como Medida Provisória, conheceu rápido trâmite na Câmara e no Senado, deixando à margem a participação dos setores sociais voltados ao tema da educação. Os necessários processos de comunicação, compreendidos como trânsitos dialógicos – decisivos para o tratamento de matéria com o alcance de uma mudança de rota em ciclo do ensino básico –, deixaram de ser acionados, resultando em uma Lei cujos interlocutores foram os gabinetes ministeriais e as salas de lideranças governistas do Congresso Nacional.

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Biografía del autor/a

  • Adilson Odair Citelli, Universidade de São Paulo - USP

    Professor titular no Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. Ministra cursos
    na graduação e pós-graduação (PPGCOM-USP). Pesquisador 1B do CNPq. Líder do Grupo
    de Pesquisa em Mediações Educomunicativas (MECOM). Autor de inúmeros artigos e livros
    voltados aos campos da comunicação, educação e educomunicação.

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Citelli, A. O. (2018). Reforma do ensino médio: déficit de comunicação e intercorrências políticas. Comunicação & Educação, 23(2), 7-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p7-19