A interatividade na educação a distância: o papel central da interatividade nos processos de ensino-aprendizagem na EAD

Autores/as

  • Alberto Efendy Maldonado Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Julie Reichert Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p117-124

Palabras clave:

interatividade, ensino a distância, Moodle, mediação pedagógica.

Resumen

O artigo busca analisar a interatividade num ambiente virtual de aprendizagem como forma de proporcionar a participação dos estudantes na construção do conhecimento que se desenvolve a distância. A partir de uma discussão conceitual do termo, questiona o local da interatividade numa educação que entende o processo de aprendizagem como mediação pedagógica. Por fim, trata de verificar como se dá o envolvimento dos alunos numa disciplina em EAD, tomando como caso uma turma de Laboratório de Gestão I oferecida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em 2008.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
    Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona.
  • Julie Reichert, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Maldonado, A. E., & Reichert, J. (2010). A interatividade na educação a distância: o papel central da interatividade nos processos de ensino-aprendizagem na EAD. Comunicação & Educação, 15(3), 117-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p117-124