Brinquedo, memória de uma sociedade

Autores/as

  • Josseline Ivette Cabanne Centro Uruguaio para o Desenvolvimento do Ser Humano (CEDESERH)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p63-72

Palabras clave:

Brinquedo, símbolo, identidade cultural, objetos lúdicos do século XX.

Resumen

O brinquedo, carregado de conotação simbólica, reflete a identidade cultural de uma sociedade e consiste em um objeto
que pode desempenhar o papel de espelho social. Ao deter o olhar sobre os brinquedos, eles se ressignificam, despertando nos espectadores atuais diversos graus de apropriação e reinterpretação desses objetos. É fundamental que a sociedade tome consciência da importância desse patrimônio, levando
em conta sua fragilidade – já que ele pode se perder – e seu pertencimento – já que é de toda a sociedade. Para fortalecer e afiançar a identidade cultural, é importante o resgate de brinquedos e jogos da cultura ou, mais especificamente, da sociedade à qual pertencemos. Ao conhecer e brincar com
brinquedos e jogos de nossos pais e avós, reforçam-se complexas redes identitárias entre a criança, o adulto e sua comunidade.

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Biografía del autor/a

  • Josseline Ivette Cabanne, Centro Uruguaio para o Desenvolvimento do Ser Humano (CEDESERH)
    Graduada em História, Cultura e Patrimônio. Professora pós-graduada em Educação Artística.
    Integrante da equipe docente do “Postgrado: La expresión en Educación Inicial” no Instituto Uruguaio de Educação pela Arte. Autora de obras e artigos em publicações vinculadas à Educação Artística e Patrimônio. Integrante da equipe diretora do Centro Uruguaio para o Desenvolvimento do Ser Humano (CEDESERH).

Publicado

2012-06-30

Cómo citar

Cabanne, J. I. (2012). Brinquedo, memória de uma sociedade. Comunicação & Educação, 17(1), 63-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p63-72