Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor

Autores/as

  • Roseli Fígaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p7-13

Palabras clave:

escola, educação, professor, políticas públicas, universidades

Resumen

A partir de perspectiva histórica, a autora faz breve relato da tardia universalização da educação no Brasil. Além de apresentar problemas e contradições na formação de alunos e professores, há a falta de reconhecimento do valor do professor na sociedade brasileira, fator que acarreta baixos salários e péssimas condições de trabalho. Como avanços, há atualmente a implantação de um conjunto de diretivas de políticas públicas, voltadas para a melhoria do ensino, garantia de acesso ao ensino básico e apoio à fomação continuada de professores, entre outros. Tais políticas precisam ser consolidadas, avaliadas e aperfeiçoadas, pois o professor é um mediador do processo de aprendizado e, como parte de sua formação, é preciso incluir de maneira assertiva e coerente os conteúdos relativos   ao campo da comunicação.

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Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Fígaro, R. (2013). Compromisso tardio da sociedade com a escola e o professor. Comunicação & Educação, 18(2), 7-13. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p7-13