A aposta universitária espanhola nas novas figuras profissionais em rede

Autores/as

  • Hada Sánchez Gonzales Universidade de Sevilha
  • Sandra Méndez Muros Universidade de Sevilha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p51-62

Palabras clave:

Web social, universidade, perfil profissional, Jornalismo, emprego

Resumen

Desde 2009 foram implantados paulatinamente, em todas as universidades espanholas, os cursos de graduação em Jornalismo conforme as diretrizes do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES).
Professores e pesquisadores viram nesse processo a oportunidade de reformar a oferta acadêmica para adequá-la aos perfis profissionais atuais que o mercado de trabalho exige (community manager, content
curator, social media manager, administrador de redes sociais etc.), surgidos do contexto
da Web. Nosso objetivo é conhecer em que medida há uma formação especializada e adaptada às novas exigências profissionais nas universidades espanholas, tanto públicas quanto particulares. Os resultados nos demonstram que, em linhas gerais, os programas de cursos das graduações em Jornalismo não oferecem conteúdos dirigidos a esses novos perfis de jornalista.

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Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Gonzales, H. S., & Muros, S. M. (2013). A aposta universitária espanhola nas novas figuras profissionais em rede. Comunicação & Educação, 18(2), 51-62. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p51-62