As redes intersubjetivas no encontro pedagógico

uma abordagem semiótico-comunicacional com foco na diversidade

Autores

  • Federico Buján Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p109-119

Palavras-chave:

encontro pedagógico, semiótica, intersubjetividade, comunicação, diversidade

Resumo

As complexas redes intersubjetivas que se desdobram no interior dos processos educacionais nos fazem enfrentar a problemática da diversidade como um dos principais eixos a partir do qual os vínculos pedagógicos são construídos. Neste contexto, é necessário caracterizar a circulação discursiva como núcleo dinamizador das práticas pedagógicas e como configurador das redes semióticas que se desenvolvem. Neste artigo, abordamos essa problemática a partir de uma abordagem semiótico-comunicacional: suas implicações, potencialidades e ressonâncias; os desafios presentes no interior dos processos educativos e as inflexões de sentido a que dão lugar; e, finalmente, abordamos como se dá, desde a formação de professores, a definição política e ética tanto do posicionamento dos futuros professores como de seus projetos educacionais.

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Biografia do Autor

  • Federico Buján, Universidad Nacional de Rosario

    Doutorado em Humanidades e Artes na Universidade Nacional de Rosário (UNR). Pósdoutorado
    pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professor
    titular na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário (UNR)
    dos cursos de graduação e pós-graduação, professor responsável pela cátedra de História da
    Mediatização do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de San Andrés (UDESA) e
    pesquisador da Universidade Nacional de las Artes (UNA).

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Buján, F. (2018). As redes intersubjetivas no encontro pedagógico: uma abordagem semiótico-comunicacional com foco na diversidade. Comunicação & Educação, 23(2), 109-119. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p109-119