Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Criação & Crítica parte de uma provocação: pensar uma crítica cujo foco não seja a interpretação literária.

Sem perder de vista o prazer de leitura, nosso objetivo é dar espaço a análises que reflitam sobre a literatura dentro do seu contexto de produção, recepção e circulação. Temos especial afinidade com as teorias pós-estruturalistas francesas, que discutem as práticas de escrita e o campos de edição e circulação dos textos literários. Porém não nos limitamos à França: também dialogamos com teóricos de outros horizontes, que se preocupam especialmente com a recepção do texto literário, como a Escola de Constança e os estudos de gênero.

Mas o nosso interesse pela criação e recepção de textos não se limita apenas a um diálogo teórico: queremos também convidar a comunidade acadêmica a refletir sobre como a criação nos lê e nos muda, ou em outras palavras, sobre a nossa escritura.

Escritura: não existe uma forma apropriada de defini-la. Com ela, marcamos uma certa filiação com as propostas, entre tantos outras, de Roland Barthes, Jacques Derrida e Henri Meschonnic. Aqui inserimos uma não-definição deste último: pensar a escritura é “pensar contra”. Pensar contra quem? Contra o próprio leitor: pensar a escritura é para Meschonnic pensar como o poema se escreve no leitor, ou seja, como ele o muda em relação ao que pensava antes. Essa transformação é do leitor, é do escritor que se escreve e se lê e do crítico, que não é mais do que aquele que pensa sobre a sua leitura e, em alguns casos, também sobre a leitura do escritor. Nossas pesquisas, nossos debates, nossos problemas estão aí: nessa fronteira móvel e tensa entre leitura e escritura.

A nossa revista compõe-se de várias seções. “Artigos” perfaz a parte central da revista e, juntamente com as partes “Traduções” e “Resenhas”, busca difundir ideias que sempre “pensem contra”: no cenário internacional, mas especialmente dentro do contexto crítico brasileiro.E a seção "Exercícios de estilo" é destinada a textos que tensionem a forma da crítica literária, propondo diálogos com a ficção, a poesia ou outras linguagens.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação cega por dois pares especialistas (double blind peer review) para as seções "Artigos", "Resenhas", "Tradução" e "Exercícios de estilo".

Periodicidade

A revista publica três dossiês ao ano, com periodicidade de três a quatro meses de intervalo entre uma publicação e outra. As chamadas ficam em geral abertas pelo período de quatro meses, no entanto a decisão final das datas precisas de cada chamada fica à critério dos responsáveis pelo dossiê. O processo editorial completo dura cerca de quatro meses, sendo que a resposta aos autores sobre encaminhamento ou não para avaliação leva até dois meses. Todos os trabalhos recebidos são pré-selecionados em função da  adequação às Diretrizes para autores, ao Foco e o Escopo da revista e ao dossiê temático.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação

A revista Criação & Crítica está em processo de indexação em várias bases de dados. Atualmente, encontra-se indexada em:

Latindex

DOAJ

Google Scholar

Qualis

MIAR

ERIHPLUS

 

 

Fontes de Apoio

A Revista Criação & Crítica não cobra dos autores taxas de submissão e publicação. Por essa razão agradece aos contribuidores que apoiam a publicação de cada fascículo da revista.

Política de ética e regulamento

A Criação & Crítica segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código, consulte o texto original em inglês https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf.

 

PREVENÇÃO DE PLÁGIO

A revista Criação & Crítica utiliza o iThenticate, um serviço fornecido pela CrossRef, para a identificação de similaridade de textos em documentos científicos já publicados. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.crossref.org/services/similarity-check.

 

USO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS GENERATIVAS

Em concordância com orientações do COPE, a Criação & Crítica não admite que Inteligências Artificiais generativas sejam incluídas como autores de textos submetidos, uma vez que não atendem às exigências de autoria em produções científicas por não poderem assumir responsabilidade sobre o conteúdo do texto.

Complementarmente, a revista não admite que trechos de textos submetidos tenham sido gerados por Inteligências Artificiais generativas, uma vez que os/as autores/as são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos.

Acesse as orientações do COPE no original em: https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author.