Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400008Palabras clave:
Juventude, Ação coletiva, Cultura, EducaçãoResumen
O artigo examina as possibilidades de análise das ações coletivas de jovens, particularmente aquelas que derivam de práticas culturais, no interior de uma perspectiva que procura resgatar orientações do pensamento sociológico brasileiro que recusa uma segmentação estanque dos campos de estudo. A partir de balanço realizado da produção discente na Pós-Graduação nas Ciências Sociais, Educação e Serviço Social, é possível delinear novos desafios para a pesquisa sobre jovens e suas práticas coletivas. Um conjunto de estudos realizados a partir de meados dos anos 1990 oferece um quadro importante das manifestações derivadas dos denominados grupos de estilos e culturas juvenis, sobretudo no campo da música. Darks, punks, rappers foram os principais estilos investigados e, em menor escala, a cultura funk. A compreensão adensada das presenças diversificadas dos jovens nos espaços públicos em seus coletivos remete a uma necessária trans-versalidade que demanda não desconsiderar na análise outras dimensões da experiência juvenil. As transformações decorrentes da intensa expansão dos sistemas de ensino nas últimas décadas no Brasil, as novas configurações do mundo do trabalho e as significativas formas de apropriação do espaço urbano que articula novas formas de sociabilidade são aspectos importantes a serem considerados nas análises das denominadas culturas juvenis e suas formas de ação coletiva.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.
Cómo citar
Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura . (2010). Educação E Pesquisa, 36(spe), 95-106. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400008