Insegnare o non insegnare l'uso dei dizionari nelle lezioni di lingua italiana: questo è il problema

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i36p17-36

Parole chiave:

Insegnamento delle lingue straniere, Lingua italiana, Dizionario, Insegnamento dell'uso del dizionario

Abstract

Nell'articolo si presentano i risultati di una ricerca empirica sulla pratica degli insegnanti di italiano come lingua straniera, relativa al ruolo assegnato all'insegnamento dell'uso del dizionario nelle lezioni di lingua. Un questionario semi-strutturato è stato lo strumento di ricerca adottato. È stato sottoposto a gruppi, composti in modo aleatorio da insegnanti di lingua italiana che lavorano in Brasile e in Europa, prevalentemente in Italia, le cui risposte sono state analizzate in modo qualitativo. Hanno risposto al questionario 37 informatori: 24 brasiliani e 13 di altre nazionalità. È stato osservato che gli insegnanti di lingua italiana includono l'insegnamento dell'uso del dizionario nelle loro lezioni di lingua, rivelando un comportamento proattivo. Soprattutto tra gli insegnanti brasiliani, è stata notata una tendenza a scegliere spazi e tempi tipici dei rituali introduttivi delle loro lezioni e dei corsi per affrontare l’argomento

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Rômulo Francisco de Souza, Universidade de São Paulo

    Rômulo Francisco de Souza é doutor em Letras: Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor licenciado pleno com habilitação em língua portuguesa e língua italiana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Concluiu residência pós-doutoral junto à FFLCH/USP. Residente pós-doutoral junto a mesma instituição com apoio do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (PNPD-CAPES).  Possui experiência na área de Letras, com ênfase em língua e cultura italianas; português como língua estrangeira e língua de acolhimento; ensino de línguas mediado por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning - presencial e a distância); design instrucional virtual e ensino de línguas a distância;  e outras áreas da linguística aplicada. Dedica-se, atualmente, a pesquisas sobre design de material didático de ensino e aprendizagem de idiomas na perspectiva da pedagogia pós-método (ou seja, design de material didático de natureza virtual e livre); formação de professores de idiomas na perspectiva da pedagogia pós-metodo; ensino e aprendizagem de idiomas na parspectiva da cultura livre; ensino e aprendizagem do italiano como língua adicional na esfera pública brasileira; e jogos tradicionais italianos.

Riferimenti bibliografici

CORDA, A.; MARELLO, C. Lessico: Insegnarlo e impararlo. Perugia: Guerra Edizioni, 2004.

CUBILLO, M. C. C. Dictionary Use and Dictionary Needs of ESP Students: an Experimental Approach. In: International Journal of Lexicography, 15, 3, p. 206-228.

DELL’ISOLA, R. L. P. A construção do sentido durante a leitura em Português LE. In: JÙDICE, N. (ORG.). Português Língua Estrangeira: leitura, produção e avaliação de textos. Niterói: Intertexto, 2000.

DIAS, P. O uso do dicionário. English online. Portugal: Sapo - Universidade de Aveiro, S.D.

ERASMUS PROGRAMME. Erasmus Programme. Disponível em: <http://erasmusprogramme.com>. Acesso em: 21 junho 2018.

FINGER-KRATOCHVIL, C., CARVALHO, M. G. M. – O uso do dicionário como estratégia metacognitiva de aquisição lexical na leitura em mídia virtual e impressa. Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 295-309, jul.-dez. 2016.

FROMM, G. Dicionários em sala de aula: como aproveitá-los bem. In: FROMM, G.; HERNANDES, M. C. L. (Org.). Domínios de Linguagem III: Práticas Pedagógicas 2. 1. ed. São Paulo, 2003. v. 1, p. 41-50.

HU, M.; NATION, I. S. P. Unknown vocabulary density and reading comprehension. Reading in a Foreign Language, 18, 249-301, 2000.

HUDSON, T. Teaching Second Language Reading. Oxford: Oxford University Press, 2007.

KODA, K. Insights into Second Language Reading: a Cross-Linguistic Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2004.

LEFFA, V. J. O dicionário eletrônico na construção do sentido em língua estrangeira. Cadernos de Tradução, Florianópolis, n. 18, p. 319-340, 2006.

LEFFA, V. J. Questões de lexicografia pedagógica. In: XATARA, C., BEVILACQUA, C. R., HUMBLÉ, P. R. M. (Orgs.). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 123-132.

LUPPESCU, S.; DAY, R. R. Reading dictionaries and vocabulary learning. Language Learning, v. 43, 2, p. 263-87, 1993.

MATLIN, M. W. Psicologia cognitiva. 5. ed. Trad. Stella Machado. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

MULLER, V. The use of dictionaries as a pedagogical ressource in the foreign language classroom. In: European Association for Lexicography – Euralex, 10, 2002, København, Denmark. Anais (on-line). København: Euralex, 2010. p. 717-721. Disponível em: <https://euralex.org/publications/the-use-of-dictionaries-as-a-pedagogical-ressource-sic-in-the-foreign-language-classroom/>. Acesso em em: 10 maio 2018.

OXFORD, R. L. Language Learning Strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle & Heinle, 1990.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and Methods in Language Teaching. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2001.

SCHMITT, N.; JIANG, X.; GRABE, W. The percentage of words known in a text and reading comprehension. The Modern Language Journal, v. 95, p. 26-43. 2011.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

WARING, R. Oxford learner dictionaries: getting your students to use their dictionaries effectively. Japão: Oxford University Press., 2001.

WELKER, H. A. O uso de dicionários: panorama geral das pesquisas empíricas. Brasília: Thesaurus, 2006.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Tradução de J. C. P. Almeida Filho. Campinas: Pontes, 1991.

ZUCCHI, A. M. T. O uso de dicionários na compreensão escrita em italiano. In: European Association for Lexicography – Euralex, 14, 2010, Leeuwarden/Ljouwert, The Netherlands. Anais (on-line). Leewarden: Euralex, 2010. p. 1152-1160 Disponível em: <https://euralex.org/publications/o-uso-de-dicionarios-na-compreensao-escrita-em-italiano-le/>. Acesso em: 10 de maio de 2018.

Pubblicato

2018-12-28

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Souza, R. F. de. (2018). Insegnare o non insegnare l’uso dei dizionari nelle lezioni di lingua italiana: questo è il problema. Revista De Italianística, 36, 17-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i36p17-36