Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292

Palavras-chave:

Argumentação, Rede social, Ensino, Língua portuguesa, Instagram

Resumo

Este artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente.

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Biografia do Autor

  • José Paulo Tavares Severo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduando de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil).

  • Maria de Fátima Silva dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016).
    Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

SEVERO JÚNIOR, José Paulo Tavares; SANTOS, Maria de Fátima Silva dos. Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 276–292, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/linhadagua/article/view/211299.. Acesso em: 15 maio. 2024.