Organização de material didático virtual na homepage
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29Palavras-chave:
Gênero digital, Homepage, Educação a Distância, Sociorretórica, Gêneros.Resumo
Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.Downloads
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