O conceito de grande tempo e interpretação de discursos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i3p153-174Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin, discurso, distanciamento, ideologia, literaturaResumo
Este trabalho tem como tema interpretações de discursos ao longo do tempo. Elegemos o Círculo de Bakhtin como base teórica porque sua concepção de linguagem envolve a natureza ideológica do signo linguístico a partir da interação entre interlocutores situados social e historicamente. Bakhtin assume que as obras vivem no grande tempo e rompem as fronteiras de sua época. Temos como objetivos: (i) refletir sobre o conceito de grande tempo aplicado à interpretação de discursos; (ii) discutir a importância do conhecimento cultural de produção do discurso para a sua interpretação; (iii) analisar como o distanciamento ideológico sócio-histórico e cultural colabora para a construção de novos sentidos. Analisaremos uma postagem em rede social relacionada ao conto Branca de Neve e um poema de Álvares de Azevedo. O método consiste na aplicação de conceitos bakhtinianos aos enunciados. Como resultado, a interpretação envolve o posicionamento ideológico do leitor.
Downloads
Referências
AZEVEDO, A. de. Lira dos vinte anos. Porto Alegre: L&PM, 1998.
BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução Paulo Bezerra. São
Paulo: 34, 2017.
BEZERRA, P. Bakhtin: remate final. In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências
humanas. São Paulo: 34, 2017, p. 81-96.
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2002.
BRANCA de neve e os sete anões. Provedor Disney Brasil. Direção David Hand, 1965. 1 vídeo
(1:23:57). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5UdE4Q-Agag. Acesso em 19
jun. 2020.
GOETHE, J.W. Os sofrimentos do jovem Werther. Tradução Marion Fleischer. Prefácio J.F. Angelloz. 2.Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SHAKESPEARE, W. Othelo, o Mouro de Veneza. Tradução D. Luiz de Bragança.Porto: Lello,
VINGADORES, A CRUZADA DAS CRIANÇAS. Allan Heinberg e Jim Cheung. São Paulo: Salvat, 2016.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método
sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São
Paulo: 34, 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cláudio Primo Delanoy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.