Propriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256

Palavras-chave:

Argumentação, Trabalho docente, Organização tópica, Alargamento, Aprofundamento

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre o tópico discursivo e a argumentação de candidatos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partimos da redefinição dos traços caracterizadores das propriedades tópicas, centração e organicidade, para explorar a construção argumentativa tendo em vista a definição de subtópicos mais concernentes à defesa do ponto de vista. Deste modo, demonstramos, com base nas conclusões de nossa tese de doutorado, como se dá a hierarquização de informações com base no alargamento e no aprofundamento de subtópicos em uma redação nota mil da edição do Enem 2022, tendo em vista a construção de um quadro tópico. Acreditamos que as reflexões engendradas podem subsidiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise da organização tópica beneficia os candidatos do Enem com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias.

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Biografia do Autor

  • Kleiane Bezerra de Sá, Instituto Federal do Ceará

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2018).
    Docente do Instituto Federal do Ceará (Brasil).

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Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

SÁ, Kleiane Bezerra de. Propriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do Enem. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 242–256, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/linhadagua/article/view/211304.. Acesso em: 31 out. 2024.