Propriedades discursivas como estratégia argumentativa em redações do Enem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p242-256Palavras-chave:
Argumentação, Trabalho docente, Organização tópica, Alargamento, AprofundamentoResumo
Neste artigo, temos como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre o tópico discursivo e a argumentação de candidatos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partimos da redefinição dos traços caracterizadores das propriedades tópicas, centração e organicidade, para explorar a construção argumentativa tendo em vista a definição de subtópicos mais concernentes à defesa do ponto de vista. Deste modo, demonstramos, com base nas conclusões de nossa tese de doutorado, como se dá a hierarquização de informações com base no alargamento e no aprofundamento de subtópicos em uma redação nota mil da edição do Enem 2022, tendo em vista a construção de um quadro tópico. Acreditamos que as reflexões engendradas podem subsidiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise da organização tópica beneficia os candidatos do Enem com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias.
Downloads
Referências
ADAM, J.M. Linguistique textuelle:des genres de discours aux textes. 1ª ed. Paris: Nathan, 1992.
ADAM, J.M. Textos, tipos e protótipos. Tradução por Mônica MagalhãesCavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2019.
AMOSSY, R. A argumentação no discurso. Tradução por Eduardo LopesPiriset al. São Paulo: Contexto, 2018.
AMOSSY, R. Apologia da polêmica. Tradução por Mônica Magalhães Cavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2017.
BROWN, G.; YULE, G. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University, 1983.
CAVALCANTE, M.M. et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes Editores, 2022.
GERALDI, J.W. Concepções de linguagem e ensino de português. In:GERALDI, J.W. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
JUBRAN, C.C.A.S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português falado. 1ª ed. v. 2. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992.
JUBRAN, C.C.A.S. Revisitando a noção de tópico discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v.48, n. 1, p. 33-41, fev. 2006.
KOCH, I.G.V.; ELIAS, V.M. Escrever e argumentar. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.
PINHEIRO, C.L. Integração de fatos formulativos e interacionais na construção do texto: um estudo a partir da topicalidade. 2003. 223 f. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis, Assis, 2003.
SÁ, K.B. Coerência e articulação tópica: uma análise a partir de redações do Enem. 2018. 261f. – Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kleiane Bezerra de Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.