Uma cena de Fausto

Autores

  • Aleksandr Púchkin Sem registro de afiliação
  • Joaquim Ferreira Mendes Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210624

Palavras-chave:

Fáustico, Púchkin, Goethe, Intertextualidade

Resumo

O assunto fáustico atravessa a obra de Púchkin. Ainda que o autor não tenha tido contato com a segunda parte da tragédia de Goethe, é possível enxergar inúmeros paralelismos do “fomentador” Fausto, nas palavras de Marshall Berman, em O Cavaleiro de Bronze. Em “Uma cena de Fausto”, Púchkin recorre a alguns motivos da história do homem que vendeu a alma ao diabo, os principais são: o esquecimento e o tédio do homem sem limites. Este que é ampliado na composição de Púchkin, para representar, como é típico do autor, temas estrangeiros tendo em vista necessidades históricas do seu país. Na presente tradução, optou-se por uma versão prosaica da “Cena de Fausto”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aleksandr Púchkin, Sem registro de afiliação

    Aleksandr Púchkin (1799 - 1837) é considerado o iniciador da literatura moderna russa. O primeiro de uma geração de autores que se apropriou da cena europeia à época, Púchkin foi responsável pela criação de uma linguagem literária, sem perder de vista uma preocupação com a forma e com temas elevados. A separação de estilos do classicismo, que Erich Auerbach identifica como ausente na Rússia, possibilitou que o sublime encontrasse espaço na ironia ou na tragédia de pessoas comuns na obra do autor que iluminaria diversos caminhos para a literatura do século XIX e XX.

  • Joaquim Ferreira Mendes Neto, Universidade de São Paulo

    Joaquim Ferreira Mendes Neto é graduado em Português e Russo pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é mestrando no programa de Literatura Compara do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na mesma universidade.

Referências

PÚCHKIN, Aleksandr. Uma cena de Fausto (Сцена из Фауста). Disponível em: https://www.culture.ru/poems/4772/scena-iz-fausta

Downloads

Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Tradução