O luxo nas tramas da revolução
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189764Palabras clave:
Revolução Francesa, Luxo, Moda, Maria Antonieta, Jacques-Louis DavidResumen
Este ensaio analisa o processo da Revolução Francesa a partir das transformações provocadas e atravessadas pela cultura do luxo. Para além da sua compreensão enquanto excesso, propõe-se que o luxo seja também um artifício da distinção e do poder, e não apenas o exercício do supérfluo. São observadas as transformações do luxo tanto na moda quanto na arte, estabelecendo uma relação intrínseca entre os diferentes meios de expressão de uma mesma cultura, a qual não se limita a um meio, mas é restrita a uma classe. Para isso, serão analisadas duas obras produzidas por Jacques-Louis David (1748-1825) durante a Revolução: a primeira foi produzida no momento da execução de Maria Antonieta; a segunda, durante o Período Termidoriano. Através da análise dessas imagens, será tecida a relação acerca dos rumos assumidos pelo luxo conforme os ares de cada período da Revolução.
Descargas
Referencias
Benjamin, Walter. “Moda”. In: Passagens. Organização de Willi Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Löwy, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
Monzani, Luiz Roberto. “Luxo”. In: Desejo e prazer na Idade Moderna. Curitiba: Editora Champagnat PUC-PR, 2011. 1ª ed. 1995.
Roche, Daniel. Cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII-XVIII). São Paulo: Editora Senac, 2007.
Rousseau, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Edição portuguesa do e-book disponível em domínio público.
Rousseau, Jean-Jacques. Origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: Penguin & Cia das Letras, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Giulia Falcone de Lourenço
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).