À propos de cette revue

Manuscrítica -  Revue de Critique Génétique , ISSN 2596-2477 et Qualis B2 [selon la qualification brésilienne]*, est une publication de l'Association des chercheurs en critique génétique (APCG) et du programme de troisième cycle en Lettres Étrangères et Traduction (PPG LETRA) de l'Universidade de São Paulo. Depuis 1990, la revue accueille des contributions de la critique génétique, dans ces plusieurs domaines d'application, notamment la littérature, les arts visuels, le théâtre et le cinéma.

 

* Source: Plataforma Sucupira

 

Numéro courant

No 51 (2023): Cecilia Salles: da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação
					Afficher No 51 (2023): Cecilia Salles: da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação

Editores do dossiê: Wagner Miranda Dias e Patrícia Dourado
Editores responsáveis: Claudia Amigo Pino e Katerina B. Kaspar
Diagramação: Matheus Sanches
Design da capa: Patrícia Dourado. Fotografia por Camila Mangueira
Revisores: Matheus Sanches

 
Publiée: 2023-12-31

Editorial

  • Cecilia Salles: Da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação

    Patrícia Dourado, Wagner Miranda Dias
    1-8
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p1-8

Prelúdio

Ateliê

  • Escola Dinâmica de Escritores de Mario Bellatin - rede de criação coletiva em escrita literária

    Cristina Paiva
    22-39
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p22-39
  • Traduzir poesia ou a poesia do traduzir

    Karen Lemes
    40-51
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p40-51
  • Confluências e ressonâncias da Teoria Crítica dos Processos de Criação de Cecilia Salles nas trilhas da literatura: relato sobre Encadeamentos

    Beatriz Helena Ramos Amaral
    52-67
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p52-67
  • De retalhos e redes se faz um romance: a criação em Lima Barreto

    Carmem Negreiros
    68-83
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p68-83
  • Nós-em-obra, em-fluxo, em-incorporação.

    Kenia Dias
    84-98
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p84-98
  • Cinema, Theater and Covid-19: the Creative Process of “Even Though it is Night”

    Diogo Simão
    99-111
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p99-111
  • A matriz geradora, o embrião ampliado e os múltiplos fios dramatúrgicos no cinema de Pedro Almodóvar

    Daniela Jaime-Smith
    112-128
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p112-128
  • Criação e subjetividade no processo de construção do artista Maxwell Alexandre

    Mariana Henriques Duarte Carlin
    129-149
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p129-149
  • Pesquisa em Arte e Crítica de Processo: contribuições de Cecília Salles para as poéticas visuais

    Edson Pfutzenreuter, Lais Guaraldo
    150-164
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p150-164
  • Cortejando Medusa ou uma abordagem poética da teoria crítica dos processos de criação em artes

    Elisa Rocha Bueno, Joedy Luciana Barros Marins Bamonte
    165-182
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p165-182

Facsímile

  • “A contemporaneidade não me assusta”

    Paula Martinelli
    183-189
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p183-189

Incipit

  • Os processos de criação decorrentes da Crônica de Nuremberg e da Gravitação Quântica em Laços (GQL)

    Philippe Leon Marie Willemart
    190-208
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p190-208
  • « Penser l’impensé » : traduire Meschonnic

    Carmen-Ecaterina Ciobaca
    209-228
    DOI : https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p209-228
Voir tous les numéros