Imágenes en Satyricon: un ensayo en Ars Memoriae

Autores/as

  • Caroline Morato Martins Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9p97-116

Palabras clave:

Arte, Memoria, Satyricon, Imágen

Resumen

Este artigo discute as noções de memória e imagem na Antiguidade greco-romana. Analisamos essas noções nas obras selecionadas que se relacionam ao que tentamos entender como uma história da arte da memória antiga. Há inúmeras fontes que, talvez, pudessem compor um trabalho com intuito de pensar a história da arte da memória clássica, mas destacamos: Fedro (Platão), De Anima (Aristóteles), De oratore (Cícero), Rhetorica ad Herennium (sem autoria definida) e Naturalis Historia (Plínio, o Velho). Estas obras serão utilizadas para situarmos o uso de recursos ecfrásticos no Satyricon, obra atribuída a Petrônio, um cortesão do período neroniano, segundo Tácito (Ann. XVI, 18-19), elegantiae arbiter da corte de Nero. Salientamos o episódio da Cena Trimalchionis (25-78), devido à composição do retrato do rico liberto Trimalquião, descrições de sua casa e monumento e, posteriormente, o episódio ambientado em uma pinacoteca (83-89), devido à discussão sobre arte encarnada por Encólpio e Eumolpo, quando apresentaremos uma aproximação entre esta obra e a Naturalis Historia, justificada por uma concordância entre ambas relativa à arte ou à valoração que se dá à arte e pela denúncia de uma decadência moral e artística contemporânea. Entendemos que uma leitura adequada do Satyricon requer a elaboração de um panorama crítico e um estudo aprofundado da ars memoriae na Antiguidade, sendo essa a função do artigo.

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Biografía del autor/a

  • Caroline Morato Martins, Universidade Federal de Ouro Preto
    Mestranda da Universidade Federal de Ouro Preto, bolsista CAPES. Integrante do LEIR-UFOP.

Publicado

2018-02-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Imágenes en Satyricon: un ensayo en Ars Memoriae. (2018). Mare Nostrum, 8(9), 97-116. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9p97-116