Seria lícito se ocupar da espada, quando o senhor proclamou que quem usa a espada perecerá por ela? Tertuliano e a polêmica do serviço militar (século III)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v12i2p303-320Palabras clave:
Roman Empire, Tertullian, Christianity, Military ServiceResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar o pensamento do escritor norte-africano Tertuliano quanto à polêmica do serviço militar cristão. Para tanto, selecionamos duas de suas obras, a saber: De Idololatria e De Corona. A questão levantada por Tertuliano nesses tratados evidencia um cristianismo preocupado não somente com a manutenção do status quo de uma ética cristã, considerando todas as polêmicas que envolviam o serviço militar em si (sacrifícios aos deuses e ao imperador e a obrigação em se torturar e assassinar os inimigos), mas, principalmente, expoe uma necessidade urgente de diferenciação identitária com o seu culto rival, o mitraísmo, o qual arrebanhava grande parte de seus seguidores nas fileiras militares romanas.
Descargas
Referencias
Bíblia de Jerusalém, (2006). Tradução do texto em língua portuguesa e coordenação por Gilberto da Silva Gorgulho, Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson. São Paulo: Paulus,
Bíblia, (1994). Português-Grego. Tradução do texto em língua portuguesa de Ferreira de Almeida e NTLH. Novo Testamento Interlinear Grego-Português. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil.
Boer, H. R. (1976). A Short History of the Early Church. Wm. B. Eerdmans: Grand Rapids, Michigan.
Campbell, J. B. (2002). War and Society in Imperial Rome 31 BC-AD 284. London: Routledge.
Clauss, M. (1990). The Roman Cult of Mithras: The God and His Mysteries. New York: Routledge.
Decret, F. (2009). Early Christianity in North Africa. Cambridge: Cambridge University Press.
Dunn, M. (2005). Rhetoric and Tertullian's De virginibus velandis. Vigiliae Christianae, BRILL, v. 59, n. 1.
Garcia, W. F. Selvatici, M. (2020). Construindo as bases de uma identidade cristã: o discurso de Tertuliano de Cartago sobre Marcião, em Adversus Marcionem. Romanitas. n. 15.
Goldsworthy, A. K. (1998). The Roman Army at War: 100 BC-AD 200. Oxford: University Press.
Gonçalves, A. T. M. (2006). Os Severos e a Anarquia Militar. In: SILVA, G. V. MENDES, N. M (Org). Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro: Mauad. GRILLO, J. (2014). Worship and idolatry in the book of Daniel through the lens of Tertullian’s De idololatria’. In: MACDONALD, N.; BROWN, K. Monotheism in Late Prophetic and Early Apocalyptic Literature. v. 3. Tübingen: Mohr Siebeck. (pp. 247-62).
Hekster, O.; Kleijn, G.; Slootjes, D. (2006). Crises and the Roman Empire: Proceedings of the Seventh. Workshop of the International Network Impact of Empire. Leiden and Boston: Brill.
Jean Danielou, (2006). Los orígenes del cristianismo latino. Madrid: Cristiandad.
Justin Martir, (1996). The First and Second Apologies. In: BARNARD, L. (Trad.). St. Justin Martyr: The First and Second Apologies. New York: Paulist Press.
Le Bohec, Y. (1994). The Imperial Roman Army. London: B.T. Batsford Ltd.
Marques, J. M. A. O exército romano e as representações do deus Mitra: possibilidades interpretativas. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.
Mol, H. (1972). Religion and Competition. Sociology of Religion. v 33, n. 2. (pp. 67-73).
Murone, I. (1973), Tertullian and the Roman Army. ThStJ 12. (pp. 24-28).
Oliveira, T. (2015). Identidades cristãs na Antiguidade Tardia: ressignificações dos valores e práticas romanas na Apologia de Tertuliano. Revista Alétheia, v. 10, n. 1 (14). (pp. 60-68).
Petit, Paul. (1989). A Paz Romana. São Paulo: Pioneira (Edusp).
Power, V. (1971). Tertullian: Father of Clerical Animosity toward the Theatre. Educational Theatre Journal. The Johns Hopkins University Press, v. 23, n. 1, (pp. 36-50).
Rankin, D. (2004). Tertullian and the Church. London: Routledge.
Rogan, J. (2013). Roman Provincial Administration. Bristol: Bristol Classic Press.
Rostovtzeff, M. (1977). História de Roma. Rio de Janeiro: Zahar.
Rousseau, J. J. (2011). Do contrato social. São Paulo: Companhia das Letras.
San Jerónimo, (1998). De Viris illustribus. Serie Santos Padres. Nº 55. Sevilla: Editorial Apostolado Mariano.
Sanzi, E. (2006). Cultos orientais e magia no mundo helenístico-romano: modelos e perspectivas metodológicas. Fortaleza: EdUECE.
Seul, J. R. (1999). Ours is the Way of God’: Religion, Identity, and Intergroup Conflict. Journal of Peace Research. v. 36, n. 5. (pp. 553-569).
Silva, G. V. (2006). A relação Estado/Igreja no Império Romano (séculos III e IV). In: SILVA, G. V. MENDES, N. M (Org). Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro: Mauad.
Silva, T. T. (2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes.
Smith, S. D. (2014). Man and Animal in Severan Rome: The Literary Imagination of Claudius Aelianus. Cambridge: Cambridge University Press.
Tertullian, (1842). De Praescriptione Haereticorum. Traduzido por C. Dodgson. Apologetic and Practical Treatises.
Tertullian, (1842). De Corona Militis. Traduzido por C. Dodgson. Apologetic and Practical Treatises.
Tertullian, (1842). De Idololatria. Traduzido por C. Dodgson. Apologetic and Practical Treatises.
Ulansey, (1989). The Origins of the Mithraic Mysteries. Oxford: Oxford University Press.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ludimila Caliman Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Mare Nostrum no se hace responsable del contenido vertido en la publicación, el cual depende exclusivamente del autor o autores del texto.
La reproducción de textos publicados por Mare Nostrum se distribuye bajo una licencia de uso y distribución de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC).
Los autores que publican en esta revista deben estar de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y garantizan el derecho de la revista a realizar la primera publicación con una colaboración simultánea autorizada bajo la licencia Creative Commons Attribution License, que permite difundir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y de que ha sido publicado inicialmente en esta revista.
- Los autores tienen la posibilidad de realizar acuerdos contractuales adicionales para una distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en la revista (por ejemplo, compartirla en un repositorio institucional o publicarla en un libro), siempre que quede constancia de su publicación inicial en esta revista.
- Se permite e incluso se anima a los autores a que compartan su trabajo online (por ejemplo, en un repositorio institucional o en sus páginas web) antes y durante el proceso de envío, con vistas a que se generen intercambios productivos, así como una citación del trabajo previa a la publicación y de mayor calado (véase The Effect of Open Access).